São Paulo, sábado, 1 de março de 1997.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

É a vez dos espíritos nas explorações de Anne Rice

especial para Folha

Enquanto em português a vampiróloga Anne Rice ainda está pondo fim à trilogia das bruxas com "Taltos", em inglês ela já começou o que promete ser uma nova série, com "The Servant of the Bones", lançado no ano passado nos EUA pela editora Knopf.
Nas explorações annericianas pelo mundo do oculto e sobrenatural, depois de vampiros, bruxas e taltos, agora é a vez dos espíritos.
No caso de "The Servant of the Bones", um espírito específico, Azriel. E, como é de hábito, Anne Rice cria para ele todo um universo de verossimilhança, incluindo um passado, um mundo povoado por outros personagens igualmente complexos e um presente absolutamente normal, inclusive no fato de um espírito existir, conversar com as pessoas e até matar.
Como um vampiro Lestat etéreo, Azriel começa sua vida como um humano normal, um jovem judeu na Babilônia de milhares de anos atrás, e meio contra sua vontade acaba morto e transformado num poderoso espírito.
Poderoso, mas destinado a obedecer a quem possuir seus ossos, que se tornam então uma propriedade tão cobiçada quanto temida.
No estilo típico de Anne Rice, as descrições históricas são fruto de pesquisa, reproduzindo com riqueza de detalhes desde a vida nas primeiras cidades mesopotâmicas até a Peste Negra e os massacres dos judeus na Europa medieval.
Atravessando os tempos e diferentes mestres mortais, "o serviçal dos ossos" chega aos dias atuais. Testemunha e vingador do assassinato de uma garotinha na Nova York de hoje, Azriel se envolve, por razões que nem ele nem o leitor entendem muito bem, numa trama que mistura televangelismo, ocultismo e terrorismo.
Em meio a tudo isso, o espírito vai se tornando mais "humano", tanto fisicamente quanto em sentimentos, e busca um sentido para sua "vida" eterna.
Anne Rice já afirmou que agora, em vez de sagas grandiosas e aventurescas, quer explorar questões mais filosóficas e religiosas, como a disputa entre o bem e o mal.
Esse é, aliás, o tema principal do penúltimo livro de Rice, a mais recente das "Crônicas dos Vampiros", "Memnoch, the Devil", no qual o Diabo tenta contratar o vampiro Lestat como seu assistente (editado nos EUA pela Knopf).
"The Servant of the Bones" critica também a arrogância da ciência moderna, rápida ao refutar como inexistente tudo aquilo que não consegue explicar.
Para a autora, fenômenos paranormais hoje são como bactérias antes da descoberta do microscópio. Povoado por bruxas, vampiros, taltos e espíritos, o mundo para Anne Rice é um lugar muito mais interessante do que sonha nossa humana filosofia. (MC)

Livro: The Servant of the Bones Autora: Anne Rice Editora: Knopf Preço: US$ 26, capa dura (387 págs.)
Livro: Memnoch, the Devil Autora: Anne Rice Editora: Knopf Preço: US$ 25, capa dura (354 págs.)
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright 1996 Empresa Folha da Manhã