São Paulo, quarta-feira, 01 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

Prêmio Jabuti anuncia finalistas

da Reportagem Local

A CBL (Câmara Brasileira do Livro) divulgou ontem os finalistas do 42º Prêmio Jabuti, em 16 categorias -foi criada uma nova categoria, para livros de religião.
Na categoria romance, os dez finalistas são Carlos Heitor Cony ("Romance sem Palavras"), Fernando Sabino ("Amor de Capitu"), Flávio Aguiar ("Anita"), Flávio Moreira da Costa ("Modelo para Morrer"), Gustavo Bernardo ("Lúcia"), Lya Luft ("O Ponto Cego"), Maria José de Queiroz ("Vladslav Ostrov, Príncipe do Juruena"), Moacyr Scliar ("A Mulher Que Escreveu a Bíblia"), Patrícia Bins ("Instantes do Mundo") e Ruy Tapioca ("A República dos Bugres").
Além de Cony e Scliar (finalista também em infantil/juvenil, com "A Colina dos Suspiros"), respectivamente membro do Conselho Editorial e colunista, dois outros colaboradores da Folha estão entre os concorrentes deste ano.
Anita Ljung, que ilustra a coluna de Walter Salles, concorre em ilustração de livro infantil ou juvenil, por "Charlô em Paris".
Clóvis Rossi, também do Conselho Editorial, concorre na categoria reportagem por "Enviado Especial". Na mesma categoria foram indicados, entre outros, "Estação Carandiru", de Dráuzio Varella, e "Notícias do Planalto", de Mário Sérgio Conti.
Em poesia estão, entre outros, Affonso Romano de Sant'Anna ("Textamentos"), Ferreira Gullar ("Muitas Vozes") e Gerardo Mello Mourão ("Cânon & Fuga").
Concorrem em contos e crônicas os autores Cyro de Mattos, Ignácio de Loyola Brandão, Marçal Aquino, Menalton Braff, Nélida Piñon, Olsen Jr., Raimundo Carrero, Roniwalter Jatobá, Rubem Fonseca e Tito Ryff.
Na categoria ensaio e biografia estão, entre outros, Alfredo Bosi, Ivan Teixeira, Jorge Caldeira e Roberto Schwarz.
Criado em 1958 pelo escritor Edgar Cavalheiro, então presidente da CBL, o Jabuti inclui ainda as categorias economia, administração, negócios e direito; ciências naturais e medicina; ciências exatas, tecnologia e informática; ciências humanas; tradução; capa; produção editorial; livro didático de primeiro e segundo graus; e infantil ou juvenil.
No final do mês serão escolhidos três vencedores por categoria, que receberão o Prêmio Jabuti 2000 na 16ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no dia 28 de abril. Todos os finalistas de obras de ficção e não-ficção concorrem ao prêmio de livro do ano.


Texto Anterior: Galliano aciona o lado sexy da Dior
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.