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MERCADO MUSICAL
Segundo pesquisa da Riaa, os jovens compraram menos música em 98 devido à Internet e ao MP3 grátis
Comércio on line quadruplica nos EUA
MARCELO NEGROMONTE
da Redação
Nunca se comprou tanta música
pela Internet nos Estados Unidos:
o comércio on line quadruplicou
de 97 para 98. Nunca os jovens de
15 a 29 anos compraram tão pouca
música: em 89, 57,7% dos consumidores eram dessa faixa etária;
em 98, foram 39,4%. Isso no ano
em que a indústria fonográfica
norte-americana mais faturou:
quase US$ 14 bilhões.
Esses números figuram na pesquisa da Riaa (Associação da Indústria Fonográfica da América,
entidade que reúne as maiores gravadoras dos EUA), divulgada na
semana passada, referente ao perfil do consumidor de música norte-americano em 98.
Um dos motivos apontados pela
Riaa para a queda do consumo de
música por jovens é a Internet e os
polêmicos arquivos de música no
formato MP3 (que diminui em
cerca de dez vezes o tamanho do
arquivo, facilitando a cópia e distribuição), em grande maioria pirata e disponível de graça na Web.
"O crescimento da Internet como um centro livre de entretenimento, acompanhado da disponibilidade de MP3 grátis podem ser
fatores contribuintes", diz o relatório da pesquisa da Riaa.
O comércio de música on line
nos EUA cresceu de cerca de US$
37 milhões em 97 para mais de US$
150 milhões no ano passado -o
instituto, entretanto, não especifica se são apenas as vendas dos formatos tradicionais (CD, cassete e
vinil) ou MP3, que é vendido por
algumas médias e pequenas gravadoras-, número que representa
1,1% do total de vendas.
Rock em baixa
O rock nunca esteve tão em baixa
entre os consumidores norte-americanos, apesar de ainda ser líder
do mercado (veja quadro ao lado).
Apenas 25,7% dos americanos
compraram música do gênero em
98, contra 32,5% em 97. O rock está
em curva descendente desde 89,
quando era a preferência de 41,7%
dos consumidores.
A única "reação" aconteceu em
94, devido ao auge do grunge, subgênero tipicamente norte-americano, com nomes como Nirvana,
Soundgarden etc., quando chegou
a 35,1% do mercado.
Gospel é o que teve o maior crescimento de mercado entre os gêneros musicais nos EUA. Subiu de
4,5%, em 97, para 6,3% em 98. Segundo a Riaa, um dos motivos é o
"cross-over" bem-sucedido de artistas do gênero com R&B, pop,
country e rock. Um exemplo é o
disco de Kirk Franklin "The Nu
Nation Project", que ganhou disco
de platina (o equivalente a 1 milhão de cópias vendidas nos EUA).
Entre outros gêneros que cresceram na preferência estão R&B
(creditado, entre outros motivos,
ao estrondoso sucesso da cantora
Lauryn Hill, com o álbum "The
Miseducation of Lauryn Hill") e
trilhas sonoras ("Titanic" vendeu
mais de 10 milhões de cópias em
todo o mundo e é a trilha orquestrada mais vendida na história).
O gênero denominado "outros",
que inclui música eletrônica, étnica, latina, folk, swing, big bands
etc., subiu de 5,7% em 97 para
7,9% em 98. A Riaa não estabelece
quais foram os fatores para esse
crescimento.
Foram entrevistadas 3.051 pessoas por telefone para a pesquisa,
cuja margem de erro é de 1,7% para mais ou para menos.
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