São Paulo, Quinta-feira, 01 de Abril de 1999
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MERCADO MUSICAL
Segundo pesquisa da Riaa, os jovens compraram menos música em 98 devido à Internet e ao MP3 grátis
Comércio on line quadruplica nos EUA


MARCELO NEGROMONTE
da Redação

Nunca se comprou tanta música pela Internet nos Estados Unidos: o comércio on line quadruplicou de 97 para 98. Nunca os jovens de 15 a 29 anos compraram tão pouca música: em 89, 57,7% dos consumidores eram dessa faixa etária; em 98, foram 39,4%. Isso no ano em que a indústria fonográfica norte-americana mais faturou: quase US$ 14 bilhões.
Esses números figuram na pesquisa da Riaa (Associação da Indústria Fonográfica da América, entidade que reúne as maiores gravadoras dos EUA), divulgada na semana passada, referente ao perfil do consumidor de música norte-americano em 98.
Um dos motivos apontados pela Riaa para a queda do consumo de música por jovens é a Internet e os polêmicos arquivos de música no formato MP3 (que diminui em cerca de dez vezes o tamanho do arquivo, facilitando a cópia e distribuição), em grande maioria pirata e disponível de graça na Web.
"O crescimento da Internet como um centro livre de entretenimento, acompanhado da disponibilidade de MP3 grátis podem ser fatores contribuintes", diz o relatório da pesquisa da Riaa.
O comércio de música on line nos EUA cresceu de cerca de US$ 37 milhões em 97 para mais de US$ 150 milhões no ano passado -o instituto, entretanto, não especifica se são apenas as vendas dos formatos tradicionais (CD, cassete e vinil) ou MP3, que é vendido por algumas médias e pequenas gravadoras-, número que representa 1,1% do total de vendas.

Rock em baixa
O rock nunca esteve tão em baixa entre os consumidores norte-americanos, apesar de ainda ser líder do mercado (veja quadro ao lado).
Apenas 25,7% dos americanos compraram música do gênero em 98, contra 32,5% em 97. O rock está em curva descendente desde 89, quando era a preferência de 41,7% dos consumidores.
A única "reação" aconteceu em 94, devido ao auge do grunge, subgênero tipicamente norte-americano, com nomes como Nirvana, Soundgarden etc., quando chegou a 35,1% do mercado.
Gospel é o que teve o maior crescimento de mercado entre os gêneros musicais nos EUA. Subiu de 4,5%, em 97, para 6,3% em 98. Segundo a Riaa, um dos motivos é o "cross-over" bem-sucedido de artistas do gênero com R&B, pop, country e rock. Um exemplo é o disco de Kirk Franklin "The Nu Nation Project", que ganhou disco de platina (o equivalente a 1 milhão de cópias vendidas nos EUA).
Entre outros gêneros que cresceram na preferência estão R&B (creditado, entre outros motivos, ao estrondoso sucesso da cantora Lauryn Hill, com o álbum "The Miseducation of Lauryn Hill") e trilhas sonoras ("Titanic" vendeu mais de 10 milhões de cópias em todo o mundo e é a trilha orquestrada mais vendida na história).
O gênero denominado "outros", que inclui música eletrônica, étnica, latina, folk, swing, big bands etc., subiu de 5,7% em 97 para 7,9% em 98. A Riaa não estabelece quais foram os fatores para esse crescimento.
Foram entrevistadas 3.051 pessoas por telefone para a pesquisa, cuja margem de erro é de 1,7% para mais ou para menos.


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