São Paulo, terça-feira, 01 de maio de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Romy e Michelle
SBT, 14h15.
(Romy and Michelle's High School Reunion). EUA, 1997, 92 min. Direção: David Mirkin. Com Mira Sorvino, Lisa Kudrow. Durante encontro para comemorar os dez anos de graduação de sua turma, as amigas Romy e Michelle inventam umas tantas histórias, a fim de criar boa impressão nos ex-colegas. Aí começa a confusão em suas vidas.

Uma Aventura do Zico
Globo, 15h20.
Brasil, 1998, 93 min. Direção: Antonio Carlos Fontoura. Com Zico, Jonas Bloch, Eri Johnson. Rede de TV escolhe 22 meninos para aprender a jogar futebol com Zico. Desses, destacam-se quatro: um do Rio, um de São Paulo, um do Nordeste, um do Sul. Já se vê aí o critério mercadológico do filme, que retoma uma velha ilusão: a de que craques de futebol podem transferir seu carisma para a tela. Não funcionou e resultou num filme muito malfalado.

A Vingança de um Kickboxer
Bandeirantes, 22h.
(Bloodfist 2). EUA, 1990, 81 min. Direção: Andy Blumenthal. Com Don Wilson, Maurice Smith. Um ex-lutador de kickboxe vai ao encontro de um antigo amigo que lhe pede ajuda. Mas o tal amigo acaba desaparecendo. Na tentativa de reencontrá-lo, nosso herói terá de mudar seu comportamrento e voltar à ativa.

Esfera
SBT, 22h15.
(Sphere). EUA, 1998, 134 min. Direção: Barry Levinson. Com Dustin Hoffman, Sharon Stone, Samuel L. Jackson. Quatro cientistas são convocados a investigar a existência de misteriosa nave espacial descoberta no meio do mar e que, supõe-se, teria caído na Terra há uns três séculos. A partir de um romance de Michael Crichton, com um elenco estelar, Levinson produz um solene flop.

Intercine
Globo, 1h05.
Para a sessão interativa de hoje, os candidatos eram "Indiscrição Fatal" (1998, de Marc Bienstock, com Luke Perry, James Read) e "Força Cruzada" (1998, de Georges Chamchoum, com Michael Dudikoff, Sylvie Varakine). Os dois filmes são inéditos, fato que se repetirá até a sexta, esta semana.

A Cidade dos Mortos-vivos
Globo, 2h55.
(Dead and Buried). EUA, 1983, 95 min. Direção: Gary A. Sherman. Com James Farentino, Melody Anderson. O xerife Farentino tenta esclarecer uns tantos assassinatos que acontecem em sua cidade. Mas: como se entender com mortos que de repente começam a aparecer, vivos, ou quase isso? Referências dão o filme como suportável.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES
Anna Karina trabalha no 1º de Maio
No 1º de Maio seria justo esperar um filme chamado A Revolução. Mas não, ninguém se engane. O que passa no MGM é um certo A Revelação (21h), cujo mérito é ter Nastassia Kinski no papel principal.
Amargo Pesadelo (Cinemax Prime, 21h), de John Boorman, pode ser uma bela aventura, mas justamente diz respeito a feriados, não a trabalho.
Um Carnê de Baile (Telecine Classic, 22h) vai encontrar Julien Duvivier em seu melhor momento, mas ainda assim não é o trabalho que se evoca.
O filme que diz respeito ao trabalho é, no fim, Viver a Vida (Eurochannel, 12h e 17h), de Jean-Luc Godard. Pois é bem presente o trampo de Anna Karina, numa loja de discos ou na prostituição. E o filme é sublime. (INÁCIO ARAUJO)

MÚSICA
Lobão é a atração da "Hora do Cachorro Louco"
Para quem prefere música ao futebol, a opção de hoje é a participação do cantor, compositor e instrumentista Lobão no programa "A Hora do Cachorro Louco", também às 23h, no canal Music Country. Com o apresentador Vinícius Valverde, Lobão discutirá música, política cultural e visitará uma loja de departamentos à procura de sua revista "Lobão Manifesto", lançada juntamente com o seu último CD, "A Vida É Doce".

ESPORTE
Programa disseca a sociologia do futebol
O futebol é mais que um esporte. Trata-se de uma mitologia brasileira. A teoria é do jornalista João Máximo, autor do livro "50 Anos de Maracanã", um dos temas do programa do canal SporTV (hoje, 23h). O especial procura respostas para algumas perguntas. Por que o futebol é o único esporte que transcende o esporte? O Brasil é mesmo o país do futebol? O que é ser uma pátria de chuteiras? Participam Arthur Dapieve, Nelson Rodrigues Filho, Ronaldo Helal, Chacal, Zagallo e o músico Toni Platão, entre outros.

CINEMA
Curta-metragem ganha horário fixo no Eurochanel
A atriz Lígia Cortez é a apresentadora de "Eurocurtas", que o canal Eurochanel passa a exibir toda terça-feira, a partir de hoje, sempre às 20h30. O programa de estréia traz o filme "Pai e Filha", vencedor do Oscar 2001 na categoria animação, e "O Fabricante de Perucas", que também concorreu à estatueta de Hollywood. Além da exibição das produções, o programa trará notícias sobre o movimento de realização de curta-metragem no Brasil, entrevistas e comentários.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Televisão - Daniel Castro: GNT exibe "Jazz", série definitiva sobre o ritmo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.