São Paulo, quarta-feira, 01 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

‘Clone’ mobiliza pais contra drogas, diz estudo

Divulgação/ESPN Brasil
TACADA
Rafael Fonseca em campeonato de golfe disputado em Angra dos Reis; o material será exibido hoje, às 15h15, no "Por Dentro do Golfe" (ESPN Brasil), única atração dedicada ao esporte


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Pesquisa realizada em abril pelo instituto Meio Ponto, especializado no público infanto-juvenil, mostra que a violência urbana preocupa menos os pais de adolescentes do que o envolvimento com drogas e a gravidez precoce.
Segundo a psicóloga Renata Rubano, 37, diretora do instituto, a conclusão tem a ver com a campanha contra drogas realizada pela novela das oito da Globo, "O Clone". "Os pais não estão muito preocupados com a violência porque não podem fazer muito contra ela. Já a novela está mobilizando os pais, falando o que eles gostariam de falar aos filhos, servindo de porta-voz", diz.
A pesquisa foi feita com dois grupos de dez adolescentes e dez pais, entrevistados separadamente. É qualitativa, não tem valor estatístico, mas serve como sondagem para detectar tendências.
De acordo com Rubano, a novela está mobilizando pais e filhos na frente da TV. "As mães falaram que chamam os filhos para a sala e abrem uma discussão", afirma. Elas citam o personagem Lobato (Osmar Prado), como um bom exemplo para mostrar o que acontece ao drogado.
A psicóloga afirma que a novela tem um enfoque inédito: "Fala que a droga dá prazer, sim, que não é uma porcaria, mas que causa um estrago muito grande". Os adolescentes, segundo a pesquisa, gostam e concordam com a novela, mas acham que os pais (reais e fictícios) pegam "pesado".

OUTRO CANAL

Safra 1
A Rede TV!, quem diria, está com um problema que só afeta as grandes redes de TV: excesso de programas e falta de horários. O primeiro é a novela colombiana "Betty, a Feia", que vendeu ao mercado publicitário para exibir às 20h, a partir deste mês.

Safra 2
O nó é que o "Interligado Games", transmitido no horário, está dando boa audiência (6 pontos), colocando a emissora em terceiro lugar. A rede decide nesta semana se sacrifica o "Interligado" ou apresenta a novela em outro horário. O outro problema o "Repórter Cidadão" (versão do "Cidade Alerta"), que disputa o horário do "Canal Aberto" e do "TV Fama".

Feito
"Casa dos Artistas 2" deu 15 pontos na edição de anteontem. Foi uma das menores médias (a menor foi sábado, de 12 pontos), mas até satisfatória para um dia em que "O Clone" bateu recorde.

Fábrica
A gravadora BMG vai lançar um CD por semana com músicas dos calouros do "reality show" "Fama", da Globo. Serão oito CDs, fora os "solo" do vencedor e de outros que se destacarem.

Troféu
Em sondagem há duas semanas, a TV Globo disse sim à entidade que promove o Grammy, premiação musical que já tem versões norte-americana e latina. A organização estuda uma edição brasileira, a partir de 2003, com transmissão da Globo.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.