São Paulo, domingo, 01 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Sinfônica de Bamberg traz sonoridade germânica a SP

Orquestra bávara regida pelo britânico Jonathan Nott apresenta tema de "Guerra nas Estrelas" no Ibirapuera em concerto aberto

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Depois de tocar hoje, no parque Ibirapuera, a trilha sonora do filme "Guerra nas Estrelas", a Sinfônica de Bamberg se apresenta amanhã e terça na Sala São Paulo, abrindo a temporada 2011 do Mozarteum Brasileiro.
"Tocar no parque é divertido, devido ao calor do público. Buscamos sempre programar obras de alto volume sonoro", explica o britânico Jonathan Nott, lembrando que em 2007 a orquestra executou a mesma trilha de John Williams em Lucerna.
O solista convidado é o austríaco Till Fellner, 39, que toca amanhã (em programa que será repetido na quarta-feira, no Theatro Municipal do Rio) o "Concerto nº 5 - Imperador", de Beethoven, ficando para terça-feira o "Concerto nº 23", de Mozart.
As apresentações de amanhã e de quarta-feira serão complementadas pela "Sinfonia nº 3 - Heroica", de Beethoven, enquanto na terça a orquestra fundada em 1946 executa a "Sinfonia nº 4 - Romântica",de Bruckner.
"Quando cheguei à orquestra, em 2000, eles haviam descido ao nível mais baixo do denominador comum: tocavam bem, é claro, mas de maneira segura, sem correr riscos", explica Nott, diretor artístico da sinfônica bávara há 11 anos. Ele trouxe novos músicos para mudar a atitude mental do grupo.
"Tecnicamente, mantivemos aquele som germânico, que é mais profundo do que brilhante. Mas, ao mesmo tempo, trabalhamos para que ele fosse mais plástico.
Para tocar Beethoven hoje, você precisa de um som mais claro que há 20 anos."
Em tempos de retração da indústria fonográfica, Nott e a sinfônica têm conseguido boas críticas da imprensa internacional por seus CDs de repertório germânico, pelo pequeno selo suíço Tudor.
"Tivemos sorte de ter uma parceria com a Rádio Bávara, e com essa empresa que acreditou no nosso produto", diz o regente, que atualmente está registrando a integral das sinfonias de Mahler.

SINFÔNICA DE BAMBERG
QUANDO hoje, às 11h; amanhã e ter., às 21h
ONDE plateia externa do Auditório Ibirapuera (pq. Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, portão 3), hoje; Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, 16, tel. 0/xx/11/3223-3966), amanhã e ter.
QUANTO grátis (hoje); de R$ 100 a R$ 280 (amanhã e ter.)
CLASSIFICAÇÃO não informada



Texto Anterior: Crítica/Circo: Roda explora filosofia por trás de saltos, voos e malabarismos
Próximo Texto: Morre aos 99 o escritor argentino Ernesto Sabato
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.