São Paulo, quinta-feira, 01 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
CNN comemora 20 anos no ar com especial

FRANCISCO MARTINS DA COSTA
ENVIADO ESPECIAL A ATLANTA (EUA)

Há exatos 20 anos, em 1º de junho de 1980, entrava no ar nos Estados Unidos a primeira rede de TV com 24 horas diárias dedicadas ao jornalismo, a CNN.
Quando seu criador, Ted Turner, anunciou que iria montar uma rede de TV só com notícias, ninguém acreditou que o negócio daria certo. Turner era conhecido, entre outras coisas, por ser o dono de uma estação local de TV em Atlanta, cujo noticiário era apresentado por um locutor que dividia a bancada com um cachorro.
As previsões pessimistas deram errado, e a CNN, que em 1980 tinha 1,7 milhão de assinantes e 225 empregados, hoje opera como uma das maiores e mais lucrativas companhias de notícias e informação do mundo, acessível em mais de 150 milhões de lares em 212 países, com cerca de 4.000 funcionários e mais de 800 afiliadas espalhadas pelo mundo todo.
A CNN hoje não é mais só um canal. Além da CNN norte-americana, a rede é composta pela CNN International, a CNN Financial, a CNN Headline News, a CNN Sports Ilustrated, a CNN en Español e as parcerias internacionais CNN Plus (Espanha), CNN Turk (Turquia) e NTV (Alemanha).
O grupo inclui ainda duas cadeias de rádio e 12 sites na Internet, que tiveram, em 1999, 6,7 bilhões de "page views" (páginas visitadas). A rede, nesses 20 anos, teve momentos memoráveis, como a transmissão ao vivo do bombardeio de Bagdá (Iraque), durante a operação Tempestade no Deserto, em 91, na Guerra do Golfo, ou das imagens da queda do Muro de Berlim, em 1989, e da explosão do ônibus espacial Challenger, em 1986.
Para comemorar essas duas décadas de operação, a CNN International vai exibir um especial. "Twenty Years of Stories: This Is CNN" vai ao ar em duas partes, hoje e amanhã, às 22h.
O programa será ancorado ao vivo, diretamente de Atlanta, por Larry King, o apresentador do principal "talk show" da emissora há 15 anos.
King vai relembrar alguns dos principais acontecimentos noticiados pela CNN nos últimos 20 anos e vai entrevistar os repórteres envolvidos nessas coberturas. Além do especial na TV, a CNN preparou um site para celebrar seus 20 anos. No endereço www.cnn.com/20, o internauta poderá, por exemplo, conhecer toda a história da emissora e saber como funcionam as redações.


O jornalista Francisco Martins da Costa viaja a Atlanta a convite da Turner Broadcasting System.


Texto Anterior: Dança: Pupilos de Béjart dançam no Municipal
Próximo Texto: Panorâmica: Rod Stewart está recuperado de cirurgia
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.