São Paulo, terça-feira, 01 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Papai Fantasma
SBT, 14h30.
  
(Ghost Dad). EUA, 1990, 92 min. Direção: Sidney Poitier. Com Bill Cosby, Kimberly Russell. O pai fantasma em questão é Cosby. Mesmo depois de morrer em um acidente, ele protege sua família.

Três Ninjas Contra-Atacam
Globo, 15h40.
 
(3 Ninjas Kick Back). EUA, 1994, 93 min. Direção: Charles T. Kanganis. Com Victor Wong, Max Elliott Slade. Os ninjas Colt, Rocky e Tum Tum viajam ao Japão com a missão de libertar o avô, refém de bandidos que pretendem se apossar do mapa de uma mina de ouro.

15 Minutos
SBT, 22h30.
  
(Fifteen Minutes). EUA, 2001, 120 min. Direção: John Herzfeld. Com Robert de Niro, Edward Burns. Trama envolvendo a mídia, a partir de dois russos (criminosos) que, nos EUA, pretendem enriquecer vendendo os filmes de seus próprios feitos criminosos. De Niro e Burns são os policiais que os enfrentam. A ironia da proposta é maior que o filme.

Intercine
Globo, 1h25.

Os candidatos à exibição na terça são "Planos Quase Perfeitos" (de Mike Barker, com Alessandro Nivola, Reese Witherspoon) e "Alvo Executivo" (de Joseph Merhi, com Michael Madsen, Roy Scheider).

Réu Primário
SBT, 2h30.
 
(First Time Felon). EUA, 1997, 110 min. Direção: Charles S. Dutton. Com Omar Epps, Delroy Lindo, Rachel Ticotin. Pilhado com drogas, jovem negro enfrentará as agruras de um reformatório, do qual sairá, no entanto, um novo homem. Para réu primário, filme primário. Feito para a TV.

Memória Curta
Globo, 3h05.
 
(Clean Slate). EUA, 1994, 107 min. Direção: Mick Jackson. Com Dana Carvey, Valeria Golino, James Earl Jones. Detetive (Carvey) acorda com amnésia toda manhã. No meio de uma investigação e de um romance amoroso isso não deixa de colocar problemas. Comédia de curto fôlego.

A Supermáquina 2000
SBT, 4h20.
 
(Knight Rider 2000). EUA, 1991, 94 min. Direção: Alan J. Levi. Com David Hasselhoff, Edward Mulhare. Piloto faz nova encarnação de seu supercarro no século 21. Novo design, o mesmo baixíssimo desempenho de costume. Só para São Paulo. (IA)

Confortável mundo irreal

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Sem ambigüidade não há ficção. Ou, pelo menos, uma ficção menos óbvia. Como embarcar em um filme, um livro, que divida seus personagens entre bons e maus, sem as nuanças morais que definem a existência humana?
Em cenário futurista e apocalíptico, "Mad Max" (Max Prime, 16h30) traz um Mel Gibson repleto de ambigüidades morais para destilar. Já a visão chatinha de Warren Beatty para "Dick Tracy" (HBO, 19h) é a do mundo irreal, tributo ao mundo dos quadrinhos.
Claro, a arte acredita no preto e no branco, assim como muita gente do lado de cá viva nesta confortável ilusão. Quando o assunto é super-heróis no cinema, a ilusão maior não é acreditar na infalibilidade física de sujeitos que vestem roupinhas apertadas e saem voando por aí.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: México Urgente! Lula foi comprar novela pro SBT!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.