São Paulo, terça-feira, 01 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto conclui Igreja da Sagrada Família

Divulgação
A inacabada Igreja da Sagrada Família, de Gaudí, em Barcelona


IVAN PADILLA
FREE-LANCE PARA A FOLHA, EM BARCELONA

A inacabada catedral da Sagrada Família, em Barcelona, a obra mais famosa de Antoni Gaudí, levará ainda pelo menos 150 anos para ficar pronta, segundo especialistas. Uma projeção virtual apresentada na semana passada, porém, permitiu contemplar a obra terminada a partir de agora.
O autor da representação em três dimensões é o publicitário e criador visual catalão Toni Meca, diretor da agência TM Dreams. As imagens foram exibidas no Instituto Cervantes de Nova York. Uma exposição com fotos futuristas das fachadas e do interior da igreja teve lugar em uma galeria.
Trata-se da maior criação virtual do mundo, de acordo com Meca. O trabalho demorou sete anos para ser concluído e custou 7 milhões. Foram utilizados 35 milhões de polígonos, cerca de dez vezes mais do que no filme "Titanic", de James Cameron.
O projeto foi desenvolvido por uma equipe de mais de 150 pessoas. Os criadores visitaram o templo centenas de vezes e analisaram mais de 3.000. O trabalho possibilita a visualização da igreja sob qualquer ponto de vista, no interior e no exterior.
A construção virtual seguiu rigorosamente as idéias de Gaudí. Algumas partes da obra, no entanto, receberam uma interpretação livre, já que muitos esboços foram queimados durante a Guerra Civil Espanhola (1936-39).
"Gaudí trabalhou com projeções tridimensionais na década de 20, algo que parecia impensável de fazer sem o uso de computadores", diz Meca. Segundo Jordi Benet, arquiteto atualmente responsável pela obra, somente com a informática é possível transformar em realidade a intuição de Gaudí.
O trabalho virtual é apenas o primeiro passo de um projeto maior: a rodagem de "Glory Day -°The Mistery of Sagrada Familia", a maior produção do cinema espanhol até hoje. Será um filme de suspense sobre a vaidade, que terá a catedral como cenário. O longa é um projeto embrionário e depende da captação de recursos.

Espera
Os primeiros traços do projeto virtual começaram a ser vistos em festivais de animação há dois anos. A criação será exibida nesta semana em Murcia, na Espanha.
A Sagrada Família começou a ser construída em 1882, por encomenda de Josep Bocabella Verdaguer, fundador da Associação Espiritual de Devotos de São José. Por discordância com o mecenas, o arquiteto Francesc de Villar, autor do primeiro projeto, pediu demissão após iniciar o trabalho.
Gaudí assumiu a obra e apresentou modificações no desenho, como o conjunto de predomínio vertical de cinco naves e uma torre de 170 metros de altura. Ao ser questionado sobre as constantes alterações do projeto, o arquiteto teria dito: "Meu cliente pode esperar", em referência a são José.
O arquiteto dedicou-se à construção da catedral até 1926, quando morreu atropelado por um bonde. Durante a Guerra Civil, um incêndio atingiu a cripta. O arquiteto Francesc Quintana retomou a construção em 1940.
A construção é extremamente complexa. As 18 torres projetadas (apenas oito estão prontas) parecem iguais de longe, mas não apresentam nenhum detalhe repetido. O conjunto é formado por 12 campanários que representam os apóstolos, de 90 a 112 metros de altura, e cerca de 300 esculturas nas paredes internas e externas.


Texto Anterior: Arquitetura: Mostra foca processo construtivo de Gaudí
Próximo Texto: Animação: Repaginado, "Astro Boy" voa novamente
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.