São Paulo, domingo, 01 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marcos Palmeira faz programa que dá voz e câmeras a índios

Ator diz que personagens de sua série são "os excluídos do mundo capitalista"

DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de um maio em que índios entraram em conflito com arrozeiros em Roraima, invadiram prédios públicos e protestaram contra a construção de uma hidrelétrica no Pará, estréia um programa "feito por eles e para eles".
A definição de "A'uwe" (povo indígena) é de seu apresentador, Marcos Palmeira, 44, para quem os índios estão "largados, abandonados, são os excluídos do mundo capitalista".
"Para terem chegado àquele nível de radicalismo no Pará [um engenheiro da Eletrobrás foi atacado a facões e sofreu um corte no braço], é porque estão sob pressão há muitos anos. Se você pensar que eles viviam no litoral, foram expulsos para o interior e, hoje, estamos lá encostando neles, olha como avançamos! Fica parecendo que os índios travam o desenvolvimento. Mas que progresso é esse?"
Palmeira se interessou pelo tema aos 16 anos, quando visitou uma aldeia xavante em Mato Grosso e recebeu o nome de Tsiwari (sem medo). O reencontro está em "Expedição A'uwe - A Volta de Tsiwari", documentário de 2004 que inicia hoje o programa da TV Cultura.
Nos próximos episódios, os índios migrarão para trás das câmeras, documentando seus rituais e suas rotinas. Quem tiver registros em vídeo dos povos nativos também poderá mostrá-los em "A'uwe".
Ainda no terreno indígena, Palmeira prepara o documentário "Terra dos Índios 2", regresso às aldeias visitadas por seu pai, o cineasta Zelito Viana, em meados da década de 70.
"Várias lideranças que apareciam no filme foram assassinadas nos últimos 20 anos. A idéia é ver como vivem hoje essas comunidades e o que se descobriu sobre esses crimes." (LUCAS NEVES)


A'UWE
Quando:
hoje, às 18h
Onde: TV Cultura


Texto Anterior: "Coleção Folha" leva "Macunaíma" às bancas no próximo domingo
Próximo Texto: Bia Abramo: Nova discussão sobre as novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.