São Paulo, quinta-feira, 01 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Renato Rocha Miranda/TV Globo
CÔMICO Leonardo Miggiorin (à esq.) grava cena de "Senhora do Destino", em que aparece na semana que vem na pele de Shao Lin, patético professor de kung fu; na terça, a novela deu 49 pontos

Globo questiona Record por "falta de ética"

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Globo vai questionar a Record por "falta de ética". Seus diretores interpretam que a concorrente está desrespeitando acordo entre as redes que estabelece que uma emissora não pode assediar profissional contratado de outra.
Esse acordo é informal e nunca foi cumprido à risca. Mas, agora, a Globo avalia que a Record está exagerando. A gota d’água foi a proposta de contratação de Tom Cavalcante, âncora do "Zorra Total", cujo contrato com a Globo só vence em dezembro.
Em abril, a Record já havia tirado da Globo o jornalista Celso Freitas. A Globo identifica atualmente uma ofensiva da Record contra seus contratados. Além de atores, a concorrente tem feito propostas "pesadas" a "pessoas importantes", como os jornalistas Pedro Bial e Zeca Camargo.
O caso Tom Cavalcante promete. Os ânimos na Globo são de disposição para "guerra". Segunda-feira, o empresário do humorista, Doddy Sirena, enviou carta pedindo a rescisão imediata do contrato. Anteontem, a Globo respondeu que não aceita. Quer o cumprimento do contrato até o final ou irá cobrar multa rescisória.
Cavalcante não deve mais gravar na Globo. O material já gravado deverá ir ao ar, mas há determinação para que ele não apareça nas chamadas do "Zorra Total".
A Record afirma que "não existe acordo formal ou informal entre ela e a Globo e que o que pesa é a vontade do artista".

OUTRO CANAL

Chip 1
Conforme a Folha antecipou na segunda-feira, o "Diário Oficial" de ontem trouxe medida provisória mudando lei, de 2001, que prevê dispositivo bloqueador de programação nos televisores.

Chip 2
A medida provisória determina que a partir de 31 de outubro de 2006 todos os televisores vendidos no Brasil tenham o dispositivo. O bloqueio será feito por programas, conforme a classificação indicativa, e não por cenas de sexo ou violência.

Chip 3
Determina a medida provisória que as TVs divulguem com antecedência os programas exibidos em horários inadequados. Não deixa claro que elas terão que emitir sinal que permita ao televisor identificar a classificação do programa, e assim bloqueá-lo.

Grana 1
Depois da Band, há dez dias, o SBT está lançando um "portal de voz", serviço em que o telespectador "interage" com a emissora, fazendo pedidos e opinando em enquetes, por exemplo.

Grana 2
Isso representa mais receita para as emissoras. O serviço tem o custo de ligações de telefones fixos para celulares. Só anteontem, a Band recebeu 30 mil ligações em seu portal.

Corte
A Band decidiu tirar do ar a mesa-redonda dominical "Show de Bola", que, sem Jorge Kajuru, despencou no Ibope _de 4 para 1 ponto na Grande SP. Já Kajuru ainda não arrumou outro emprego.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.