São Paulo, sexta-feira, 01 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Filme mostra jornalista em busca do "desespero perfeito"

Documentário exibe viagem de colunista do "NYT" ao Congo

FÁBIO ZANINI
EDITOR DE MUNDO

A relação de mútuo interesse entre a mídia e as tragédias humanitárias é o tema de "Repórter", documentário que mostra viagem do premiado colunista do "New York Times" Nicholas Kristof ao Congo, em 2007.
No leste do país, coalhado de milícias, ele busca o "desespero perfeito", o drama pessoal que resuma bem as atrocidades contra civis e desperte a atenção do leitor ocidental.
Nesse mundo, é preciso cuidado: vítimas tendem a exagerar seu sofrimento.
Kristof só se satisfaz quando vê uma mulher que foi estuprada agonizando na selva.
Mal contém a excitação por ter encontrado a personagem de sua próxima coluna. Os estupradores não estão longe, "senhores da guerra" simpáticos que rezam antes de oferecer ao jornalista uma farta refeição.
Como ele mostra, eficaz para despertar a compaixão não é listar estatísticas de violência, mas contar uma boa história, mostrar uma imagem forte. Estratégia que ONGs em busca de recursos usam há mais tempo, e melhor, do que repórteres que vivem de cobrir conflitos.

NA TV

Repórter
Exibição do documentário
QUANDO hoje, à 0h15, na Cultura
CLASSIFICAÇÃO 14 anos


Texto Anterior: Televisão/Outro Canal - Keila Jimenez: "Malhação" perde 40% de seu público
Próximo Texto: Melhor do dia
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.