São Paulo, domingo, 01 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPORTE

Documentário mostra dura rotina de atletas

FERNANDO ITOKAZU
DA REPORTAGEM LOCAL

Esqueça o Sylvester Stallone de "Rocky", que não parecia tão massacrado ao se preparar para a disputa do título mundial dos pesados, seja correndo atrás de galinha ou em sessões de abdominais e flexões de braço ao balanço da música "Gonna Fly Now".
A rotina de treinamento para um objetivo esportivo de alto nível é muito mais maçante e sacal do que apresenta a produção de Hollywood ganhadora do Oscar.
É isso que mostra bem o documentário "Travessia da Dor", que acompanhou os quatro meses finais dos treinos dos nadadores Rebeca Gusmão e Jáder Souza em busca do índice para a disputa de sua primeira Olimpíada e que a GNT exibe hoje, às 21h.
Por isso mesmo, a música não tem muito espaço na produção.
Em "Travesia", a música está presente somente em um momento que parece ser um intervalo de uma competição e em uma sessão na sala de musculação. No mais, os sons de braçadas, pernadas ("flop-flop") e gritos de incentivo dominam o programa.
Os depoimentos, dos dois atletas e do técnico Hugo Lobo Filho, trazem passagens interessantes, como aquela em que Rebeca ("Sou mulher, mas com força de homem") analisa o lado positivo de ter o ovário policístico, que provoca alterações na menstruação e pode causar dificuldades para engravidar.
O ponto alto do documentário, dirigido por Dorrit Harazim, jornalista com experiência em seis Jogos Olímpicos, é a maneira como mostra situações típicas de treino e competição, como a agitação antes de cair na água em uma sessão de madrugada e a concentração antes das provas.
Mas o programa não mostra, por exemplo, a reação de Jáder ao ser confirmado como integrante no revezamento 4 x 100 m livre.


BRASIL DOCUMENTA: TRAVESSIA DA DOR. Quando: hoje, às 21h, no GNT.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Nosso homem em Havana
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.