São Paulo, terça-feira, 01 de agosto de 2006

Texto Anterior | Índice

MEMÓRIA

Morre na França o historiador Vidal-Naquet

DA REPORTAGEM LOCAL

O historiador francês Pierre Vidal-Naquet morreu no último sábado, aos 76 anos, em um hospital da cidade de Nice, na França, vítima de uma hemorragia cerebral. Vidal-Naquet era especialista em Grécia Antiga e história judaica e ficou famoso pela sua militância contra a tortura do governo francês na Argélia. O historiador também militou contras as teses de negação do extermínio de 6 milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Judeu, Vidal-Naquet nasceu em Paris, em 23 de julho 1930. Seus pais foram presos pela polícia nazista e enviados, em maio de 1944, para o campo de concentração de Auschwitz, onde morreram.
O historiador participou da resistência francesa à ocupação nazista, era membro do Partido Socialista Unificado e foi professor da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais de Paris.
No Brasil, foram lançados os seguintes livros de Vidal-Naquet: "Trabalho e Escravidão na Grécia Antiga" (Papirus, 1989), "Mito e Tragédia na Grécia Antiga" (Perspectiva, 1999), "Os Gregos, os Historiadores, a Democracia" e "O Mundo de Homero (ambos pela Cia das Letras, 2002).


Texto Anterior: Patrimônio: 200 peças somem de museu na Rússia
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.