São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2008

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LINGERIE

Jogê faz 40 anos e prepara expansão

Existe muito pouco tecido num sutiã -cerca de 15 cm. Mas existe também uma complexa tecnologia de confecção: bojos, elásticos, fechos, reguladores, sem falar nos detalhes decorativos, como as rendas.
Os bojos, por exemplo, nascem depois de muitos estudos anatômicos a respeito do formato e da profundidade dos variados tipos de seios.
Primeiramente, são feitos rigorosos moldes de aço ou de titânio que em seguida servirão para criar as espumas prensadas que estão dentro dos tecidos. Do tamanho dos bojos e de sua disposição numa peça vai depender a aparência que os seios ganharão com os sutiãs.
Poucas mulheres no Brasil, porém, se preocupam em encontrar o melhor sutiã para o formato de seus seios, segundo a empresária Ângela Coelho da Fonseca, sócia e coordenadora de estilo da Jogê, uma das maiores marcas de lingerie da América Latina.
"Em geral, elas entram na loja às pressas e compram os sutiãs sem experimentar. Já vi muitas garotas de 18 anos com os seios caídos porque o bojo está incorreto e a sustentação errada. Elas precisam se ver melhor e se compreender diante do espelho", diz.
Ângela tem uma explicação para esta atitude: "Somos marcados pela tradição católica e, no fundo, não lidamos direito com a sexualidade. As mulheres não são educadas para escolher bem a sua lingerie".
A estilista conta, por exemplo, que, ao contrário do que ocorre na escolha dos biquínis, os sutiãs mais vendidos são brancos ou beges. "Poucas mulheres arriscam outras cores. Ouço sempre alguém dizer que morre de vontade de usar lingerie pink, mas tem vergonha."
A Jogê comemora seus 40 anos no próximo dia 12 com um desfile para convidados no Iate Clube de Santos, no bairro Higienópolis -um dia depois da abertura do 5º Salão Lingerie Brasil, no Centro de Exposições Imigrantes.
A primeira loja da grife foi criada em 1968, no shopping Iguatemi, pelo empresário João Coelho da Fonseca Filho, marido de Ângela -que entrou na empresa há 18 anos. Hoje a Jogê tem 40 lojas no país e três fábricas: em São Paulo, Florianópolis e Varginha (MG).
Além do underwear, a marca tem uma linha de nightwear (pijamas, camisolas etc.) e a grife Coisas de Alice, com roupas para momentos de relax. Ao todo, produz 45 mil peças por mês. E vende 18 mil sutiãs.
Até o final de 2009, a Jogê pretende ter 60 estabelecimentos no Brasil. Para tanto, lança a partir de setembro um novo formato de lojas, a Jogê Mini, mais enxutas que as atuais, mas que terão, mesmo menores, cerca de 2.000 itens de lingerie.


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