São Paulo, sexta-feira, 01 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES

Quadro de Caravaggio é furtado em museu na Ucrânia

DA REPORTAGEM LOCAL

O quadro "Cattura di Cristo" (captura de Cristo), de Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610), foi furtado anteontem do Museu de Arte Ocidental e Oriental de Odessa, na Ucrânia.
Segundo informou a porta-voz da polícia local, "os ladrões entraram no edifício à noite, por uma janela no segundo andar, onde estava o quadro". O museu só descobriu o desaparecimento da tela ontem pela manhã, quando foi aberto ao público.
O óleo foi pintado pelo italiano entre 1573 e 1602 e narra a prisão de Jesus Cristo no Monte das Oliveiras, sendo beijado por Judas Iscariotes.
Essa obra já teve sua autoria questionada, mas, nos anos 50, a crítica russa K. Malítskaya confirmou ser do mestre italiano.
O quadro estava no mesmo espaço desde os anos 20, quando, após a Revolução Russa, foi cedido à Galeria de Arte Antiga -mais tarde renomeada para Museu de Arte Ocidental e Oriental de Odessa- e passou por restauro em 2006 por especialistas de Kiev. Também há uma outra versão dessa obra, em Dublin, na Irlanda.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Flap! chega à 4ª edição distribuída pela cidade
Próximo Texto: CDs
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.