São Paulo, quarta-feira, 01 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O TERMINAL"

Caso real inspira personagem de Tom Hanks

CRAIG S. SMITH
DO "NEW YORK TIMES", EM PARIS

Da posição em que Merhan Karimi Nasseri está sentado, no terminal do aeroporto Roissy-Charles de Gaulle, ele vê as pessoas parando para contemplar a publicidade da nova comédia romântica de Steven Spielberg, "O Terminal". Poucos dos transeuntes percebem, porém, que Nasseri, um homem que vive no terminal há 16 anos, é a inspiração para o personagem de Tom Hanks retratado no cartaz do filme (que estréia no Brasil em 10 de setembro).
"É a meu respeito", diz Nasseri, esquálido e quase calvo, em meio a dois carrinhos de bagagem. Mas a história dele nem de longe se enquadra ao cálido conto sobre um refugiado apátrida que encontra o amor em um terminal de aeroporto, como ocorre no filme.
As histórias que ele conta a respeito de seu passado mudam com freqüência. Segundo a maioria dos relatos, Nasseri nasceu em 1945, no Irã. Estudou no exterior e voltou a Teerã, onde foi preso por participar de manifestações.
Segundo essa versão, Nasseri foi enviado de volta à Europa. Desde 88 vive no aeroporto francês. Ele dorme no banco, revestido de cobertores de linhas aéreas, e se levanta antes das 6h para se lavar no banheiro público.
Por anos trabalhou com a ajuda de um advogado para conseguir novos documentos. O fato atraiu o interesse dos jornalistas e dos produtores de cinema. Nasseri diz ter recebido um telefonema da DreamWorks em 99, com uma oferta para adquirir os direitos de sua história. Embora ele sugira que o valor era de US$ 300 mil, não se sabe quanto ele ganhou.
Philippe Barguain, um médico do aeroporto, se ofereceu para levá-lo ao cinema, mas duvida que Nasseri concorde em ir. O médico disse que mostraria o filme para ele em DVD, ainda que se preocupe com a possibilidade de uma decepção. "Ele acha que se trata realmente de sua história."


Texto Anterior: Cinema: Veneza recebe "invasão" de Hollywood
Próximo Texto: Análise: Nostalgia e varejo estridente recomeçam
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.