São Paulo, quinta-feira, 01 de setembro de 2005

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BEBIDA

Bares popularizam os espumantes

RACHEL BOTELHO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

As champanherias ainda estão longe de desbancar o botequim como ponto de encontro, mas a moda de tomar uma taça de espumante antes da balada segue forte.
Em São Paulo, a filial da Champanheria Bar (av. Faria Lima, 486, tel. 0/xx/11/3082-1209) se prepara para receber, duas noites por semana, um público mais amplo. A matriz, inaugurada em 2002, continua abrindo apenas para eventos (r. Oscar Freire, 2292, tel. 0/ xx/11/3082-1209). Lá, o anfitrião escolhe os espumantes -do brasileiro Salton (R$ 18) à champanhe Veuve Clicquot (R$ 168). "Nosso preço é praticamente o mesmo do distribuidor", aponta o sócio Fernando Autran.
Também neste mês, o prestigiado chef Danio Braga abre em Ipanema, no Rio, sua Xampanheria (r. Pol Redfern, 37, tel. 0/xx/21/2529-6323). "É mais um bar onde também se pode comer", conta. Com uma carta de champanhes autoproclamada "a maior do Brasil", a casa tem pouco mais de 80 lugares, divididos entre bar e restaurante.
Com proposta mais despojada, a Champanharia Ovelha Negra (r. Duque de Caxias, 690, tel. 0/xx/51/3061-7021), de Porto Alegre, já deu frutos. A filial do Rio de Janeiro (r. Bambina, 120, tel. 0/xx/21/ 2226-1064), aberta em março, funciona nos mesmos moldes da matriz: abre apenas de segunda a sexta, das 17h às 23h, e serve poucas comidinhas.
Espumantes nacionais -como Chandon Excellence (R$ 92) e Miolo Brut (R$ 37)-, legítimos champanhes, cavas, proseccos e espumantes franceses podem ser pedidos em garrafa, mas também há algumas opções em taça, a partir de R$ 6,50. "Temos planos para São Paulo", afirma Fernando Breschnik, gerente da casa carioca.

CACHAÇA NOVA
Produzida por hobby há quase dez anos, a cachaça Itagibá Branca Descansada (em barris de amendoim), de Emílio Odebrecht (OEA), chega agora ao mercado de Salvador e, em breve, a outros Estados. Até o fim do ano, a empresa promete lançar também a pinga envelhecida. Preço sugerido: R$ 25,70.

RUM COMBINADO
A Diageo (SAC: 0800-7047200) acaba de lançar o rum Merino (R$ 11) na região Nordeste, que responde por 63% desse mercado no país. A marca, que estava desativada, foi resgatada para nomear um novo produto, que combina rum puro e envelhecido. A bebida tem um sabor mais suave do que as convencionais.

PICOLÉ NA BALADA
A boate Taag Music (av. Dr. Cardoso de Melo, 1.275, tel. 0/xx/11/ 3845-8343), na Vila Olímpia, criou alguns drinques inusitados. O Icy Taag, por exemplo, é feito com vodca, licor de maçã verde, suco de maçã, soda e um picolé de limão. Já o Grape-Vine leva cachaça Sagatiba, suco de limão, soda e vem com um picolé de uva (ambos por R$ 9).


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