São Paulo, sexta-feira, 01 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Morre Glenn Ford, que atuou em "Gilda"

DA REPORTAGEM LOCAL

Mais conhecido pela sua atuação como par amoroso de Rita Hayworth em "Gilda" (1946), e o pai adotivo de Clark Kent em "Super-Homem, o Filme" (1978), o ator canadense Glenn Ford morreu anteontem, aos 90, em sua casa, em Beverly Hills. Sua saúde estava abalada por sucessivos derrames.
Vencedor do Globo de Ouro de melhor ator em comédia por "Dama por um Dia", em 1961, mas nunca indicado ao Oscar, Ford iniciou sua carreira em 1939 e atuou em mais de 100 filmes. Famoso por papéis de caubóis, atuou com Hayworth em cinco filmes. Além de "Gilda", outro sucesso de sua carreira foi "Os Corruptos" (1953). Era, porém, considerado um ator subestimado: "Ele é um bom, senão melhor exemplo daquele grupo de atores confiáveis e eficientes", disse o crítico David Shipman.
Há cerca de quatro meses, Ford, que não fazia aparições públicas havia 15 anos, pretendia participar de celebração de seus 90 anos. Mas a saúde não permitiu. O ator casou-se quatro vezes e teve um filho, Peter, também ator.


Texto Anterior: Por que ouvir
Próximo Texto: Erudito: Manuscrito inédito de Bach é descoberto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.