|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
TELEVISÃO
Mercado vai cair 10% no ano, diz especialista
João Miguel Jr./TV Globo
|
|
TEXTO
Elenco central da microssérie "Pastores da Noite" ensaia no Rio; sábado, começaram em Salvador (BA) as gravações da co-produção da Globo/VideoFilmes que será exibida no final do ano
DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA
O faturamento das empresas de
mídia vai cair em média 10% neste ano, em valores nominais, em
relação ao ano passado, quando o
mercado publicitário movimentou R$ 10,358 bilhões. A previsão
é de Antonio Rosa Neto, da consultoria Dainet. Executivos de TV,
no entanto, acreditam num pequeno crescimento, por causa do
primeiro semestre, ainda que nominal _sem contar a inflação.
Segundo Rosa Neto, na verdade
não está havendo uma retração
dos investimentos em marketing
por parte das grande empresas. O
que está ocorrendo, diz ele, é que
os grandes anunciantes estão investindo em outros meios, como
o marketing direto (telemarketing) e a promoção. A TV, diz Rosa Neto, está perdendo verba de
marketing para as gôndolas de
promoção nos supermercados.
O total de verba de marketing
no país, calcula o consultor, é hoje
de cerca de R$ 25 bilhões, do qual
a metade circula pelo mercado
publicitário, incluindo produção
de anúncios. Há pouco tempo, essa relação era de 75% para o mercado publicitário.
Na semana passada, durante o
evento MaxiMídia, em São Paulo,
houve um encontro paralelo (e
quase secreto) de um grupo de 50
profissionais de mídia. Na reunião, como alternativa à crise, discutiu-se a substituição da regulamentação que prevê comissão de
15% a 20% para agências de publicidade por uma taxa pela prestação de serviços de mídia.
OUTRO CANAL
Pegou
Se não cair no Ibope, o quadro "Quer Casar Comigo?", do
"Domingo Legal", inspirado em "reality shows", vai ficar no ar até o
final do ano. Anteontem, fez o programa do SBT vencer o
"Domingão do Faustão" por 25 a 22 pontos na Grande SP _no
geral, influindo futebol, a Globo ganhou por 23 a 20. E Washington
Azzi Jr., que quer se casar no programa, já dá autógrafos na rua.
Filão 1
O "Sítio do Picapau Amarelo" será o primeiro programa da
Globo comercializado em "pay-per-view" pela operadora Net. A
empresa distribui a partir do de quatro pacotes de seis episódios em
formato de longa-metragem por preços que variam de R$ 10 a R$ 15.
Filão 2
A Sky, operadora que assim como a Net faz parte das
Organizações Globo, já vende programas da emissora e também irá
distribuir "Sítio". O próximo produto da Net será "Os Normais".
Tabela
Grande vencedor do Emmy deste ano, ao lado de "The West
Wing", o seriado "Friends" passou a ter o intervalo mais caro da TV
americana. A NBC está pedindo US$ 455.700 por 30 segundos de
comerciais. O recorde anterior era de "Survivor", que no ano
passado cobrava US$ 445 mil pelo mesmo espaço.
Gaveta
A Globo comprou a quinta temporada do seriado "Spin
City", exibido na TV norte-americana (ABC) em 2000.
E-mail - daniel.castro@uol.com.br
Texto Anterior: José Simão: Socorro! Padre Marcelo quase mata o Vampiro! Próximo Texto: Programação de TV Índice
|