São Paulo, terça-feira, 01 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Mercado vai cair 10% no ano, diz especialista

João Miguel Jr./TV Globo
TEXTO
Elenco central da microssérie "Pastores da Noite" ensaia no Rio; sábado, começaram em Salvador (BA) as gravações da co-produção da Globo/VideoFilmes que será exibida no final do ano


DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O faturamento das empresas de mídia vai cair em média 10% neste ano, em valores nominais, em relação ao ano passado, quando o mercado publicitário movimentou R$ 10,358 bilhões. A previsão é de Antonio Rosa Neto, da consultoria Dainet. Executivos de TV, no entanto, acreditam num pequeno crescimento, por causa do primeiro semestre, ainda que nominal _sem contar a inflação.
Segundo Rosa Neto, na verdade não está havendo uma retração dos investimentos em marketing por parte das grande empresas. O que está ocorrendo, diz ele, é que os grandes anunciantes estão investindo em outros meios, como o marketing direto (telemarketing) e a promoção. A TV, diz Rosa Neto, está perdendo verba de marketing para as gôndolas de promoção nos supermercados.
O total de verba de marketing no país, calcula o consultor, é hoje de cerca de R$ 25 bilhões, do qual a metade circula pelo mercado publicitário, incluindo produção de anúncios. Há pouco tempo, essa relação era de 75% para o mercado publicitário.
Na semana passada, durante o evento MaxiMídia, em São Paulo, houve um encontro paralelo (e quase secreto) de um grupo de 50 profissionais de mídia. Na reunião, como alternativa à crise, discutiu-se a substituição da regulamentação que prevê comissão de 15% a 20% para agências de publicidade por uma taxa pela prestação de serviços de mídia.

OUTRO CANAL

Pegou
Se não cair no Ibope, o quadro "Quer Casar Comigo?", do "Domingo Legal", inspirado em "reality shows", vai ficar no ar até o final do ano. Anteontem, fez o programa do SBT vencer o "Domingão do Faustão" por 25 a 22 pontos na Grande SP _no geral, influindo futebol, a Globo ganhou por 23 a 20. E Washington Azzi Jr., que quer se casar no programa, já dá autógrafos na rua.

Filão 1
O "Sítio do Picapau Amarelo" será o primeiro programa da Globo comercializado em "pay-per-view" pela operadora Net. A empresa distribui a partir do de quatro pacotes de seis episódios em formato de longa-metragem por preços que variam de R$ 10 a R$ 15.

Filão 2
A Sky, operadora que assim como a Net faz parte das Organizações Globo, já vende programas da emissora e também irá distribuir "Sítio". O próximo produto da Net será "Os Normais".

Tabela
Grande vencedor do Emmy deste ano, ao lado de "The West Wing", o seriado "Friends" passou a ter o intervalo mais caro da TV americana. A NBC está pedindo US$ 455.700 por 30 segundos de comerciais. O recorde anterior era de "Survivor", que no ano passado cobrava US$ 445 mil pelo mesmo espaço.

Gaveta
A Globo comprou a quinta temporada do seriado "Spin City", exibido na TV norte-americana (ABC) em 2000.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Socorro! Padre Marcelo quase mata o Vampiro!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.