São Paulo, sexta-feira, 01 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Pintor "fundador" tem Fundação em Barcelona

DA REPORTAGEM LOCAL

Chamar Antoni Tàpies de instituição não é nenhum tipo de exagero. Além de nome fundador da arte espanhola contemporânea, Tàpies é também fundação.
A Fundació Antoni Tàpies, em Barcelona, criada em 1990 pelo artista, é um dos espaços culturais mais importantes da Espanha e, para muitos, o melhor museu de um artista vivo no mundo.
Além de mostras da obra do pintor catalão, como uma grande retrospectiva por conta de seus 80 anos, agora a caminho do ICO de Madri, a fundação recebe grandes exposições de arte contemporânea, como a maior mostra já feita sobre a brasileira Lygia Clark, em 1997.
Descrito pelo "Dicionário Oxford de Arte" como "o mais importante pintor espanhol a emergir no período posterior à Segunda Guerra", o artista também tem obras em coleções permanentes dos principais museus mundo afora, e sua tela "Ásia", premiada na Bienal de SP de 1953, pode ser vista no Museu de Arte Contemporânea da USP.
(CEM)


Texto Anterior: Obra rica em texturas valoriza presença "corpórea" das telas
Próximo Texto: Música: Vanessa da Mata baila entre as fórmulas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.