São Paulo, sexta-feira, 01 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA/ESTRÉIA

"PEQUENOS ESPIÕES 2"

Filme é continuação de produção rodada em 2001

Trash para crianças reúne Rodriguez e Banderas

DA REPORTAGEM LOCAL

Por mais "sérios" que tentassem parecer, Robert Rodriguez e Antonio Banderas raramente alcançaram pouco mais do que risos (o primeiro) e suspiros (o segundo) em suas variadas incursões pelas salas de cinema. Há pelo menos um ano, a dupla pseudolatina resolveu dar de ombros à crítica e se dedicar ao que melhor sabe fazer: brincar com as suas próprias caricaturas.
"Pequenos Espiões 2 - A Ilha dos Sonhos Perdidos" pode ser visto como um -bom- filme para crianças. Continuação da história, rodada em 2001, da família de superagentes Cortez, a produção tem todos os elementos de apelo ao público infantil: ação, aventura, trapalhadas e referências à diva pop Britney Spears.
Mas é o adulto, chato por excelência, que o diretor de "El Mariachi" desafia conquistar nesta produção de US$ 30 milhões, que tem ainda Steve Buscemi e Mike Judge (o diretor de "Beavis and Butthead") no elenco.
O parque de diversões em que as primeiras cenas de "Pequenos Espiões 2" são rodadas já é emblemático: o mesmo Rodriguez que fisgou o público (para o bem ou para o mal) com um trash pistoleiro de US$ 7 mil, em 1992, encara agora um roteiro multimilionário, com todos os efeitos especiais possíveis à sua disposição, e faz dele o seu brinquedo.
Assim como o "terror" de "Um Drink no Inferno" (96) não assustava ninguém, o "sci-fi" deste "Pequenos Espiões 2" tem mais de "Corra que a Polícia Vem Aí" do que de "James Bond". Por maior que seja a tecnologia por trás dos apetrechos dos espiões, o que salva o mundo no final é um simples e inútil elástico de cabelo.
Cabelo, aliás, que é motivo frequente de tiração de barato em cima do estereótipo do bonitão Antonio Banderas. Brincando com as suas próprias fraquezas, o ator, com seu bigodinho canastrão e toscamente postiço, não faz mais do que interpretar-se a "si mesmo" para arrancar, a cada aparição desastrosa, o riso de crianças -e de crianções. (DIEGO ASSIS)

Pequenos Espiões 2 - A Ilha dos Sonhos Perdidos
Spy Kids 2: Island of Lost Dreams


   
Direção: Robert Rodriguez
Produção: EUA, 2002
Com: Antonio Banderas, Carla Gugino
Quando: a partir de hoje nos cines Butantã, Central Plaza, Eldorado, Metrô Santa Cruz, Shopping D e circuito




Texto Anterior: A Maldição de Frankenstein
Próximo Texto: Panorâmica - Eletrônico: Eventos Technopolis e X-Demente ocorrem hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.