São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESPECIAL

Série faz travessia nas idéias de Campbell

LUCIANA ARAUJO
DA REDAÇÃO

Para Joseph Campbell (1904-1987), aquilo que todo ser humano tem em comum se revela nos mitos. Ouvi-lo contar histórias de diferentes povos é como ouvir -em parábolas- histórias de nós mesmos, enquanto grupo ou indivíduos, na saga do autoconhecimento. Jornada de idéias que pode ser conferida a partir de hoje na série "O Poder e o Mito", exibida pela TV Cultura, ao longo desta semana, às 20h.
Cada episódio é parte de entrevistas que Campbell concedeu ao jornalista Bill Moyers entre 1985 e 1986, no rancho Skywalker, do diretor George Lucas, e no Museu de História Natural de Nova York.
Lançada nos EUA, em 1988, a série tornou-se um grande sucesso na época e resultou na publicação de livro homônimo, que já está em sua 22ª edição no Brasil (Palas Athena, 242 pág, R$ 50).
Listar aqui conceitos acadêmicos e relacioná-los à temática abordada por Campbell durante o programa é de alguma forma trair seu principal mérito: revela o grande contador de histórias, para além do estudioso.
No primeiro episódio, "A Saga do Herói", Campbell aponta a existência de um padrão único de jornada que reaparece em diferentes culturas. Chama atenção, por exemplo, como a figura do herói sempre parte em direção a um território desconhecido, seja esse "onde" uma terra nunca antes visitada ou um estado onírico.
Guru de George Lucas, Campbell vê em "Guerra nas Estrelas" uma recriação do mito do herói.
Enquanto Luke Skywaker é fiel a sua intuição ("Que a força esteja com você"), Darth Vader teria traído sua natureza, tornando-se um robô.
Outros cinco episódios compõem a série -"A Mensagem do Mito", "Os Primeiros Contadores de História", "O Sacrifício e Felicidade", "O Amor e a Deusa" e "As Máscaras da Eternidade"- porém, até o fechamento desta edição este último não constava na programação da emissora.


O PODER E O MITO. Quando: de hoje a sex., às 20h, na TV Cultura.

Texto Anterior: Música em debate: Jabá e direito autoral mobilizam classe
Próximo Texto: Artes cênicas: Site abarca 6 décadas de teatro brasileiro
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.