São Paulo, segunda-feira, 01 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA DRAMA

"Amores Imaginários" revela jovem cineasta com estilo

DE SÃO PAULO

O canadense Xavier Dolan tem 22 anos, um par de óculos de aros pretos e dois longas-metragens selecionados pelo Festival de Cannes.
O nome do jovem cineasta saiu dos domínios de Québec quando, em 2009, o longa-metragem "Eu Matei Minha Mãe" saiu da Quinzena dos Realizadores, em Cannes, com três prêmios.
Neste ano, ele voltou à avenida Croisette com "Amores Imaginários", que a Mostra traz a São Paulo. No novo filme, Dolan troca as sombras pelo colorido, o conflito psíquico pelo jogo sensual.
O personagem central dessa história de amor é Nicolas (Niels Schneider), um rapaz de 21 anos, lindo e cool, por quem dois amigos dândis, Francis (o próprio Dolan) e Marie (Monia Chokri), se apaixonam.
Filmado em Montréal, com US$ 600 mil (cerca de R$ 1 milhão) e falado em francês, "Amores Imaginários" tem um quê de filme da nouvelle vague e outro quê de filme moderninho.
O flerte com o Jean-Luc Godard dos anos 1960, que tinha irresponsabilidade e frescor, é escancarado.
A história, em si, não significa quase nada. Mas o estilo de Dolan -que atua, escreve os diálogos e até desenha os figurinos- sim.
As referências musicais, cinematográficas e literárias podem até soar como um tanto esnobes para alguns espectadores. Mas são, no fundo, muito divertidas, até porque estão inseridas no filme como elementos destinados a compor o mundo que o diretor pretende retratar.
Como escreveu a crítica Isabelle Regnier, no "Le Monde", não falta ambição ao jovem cineasta, mas isso não deve ser confundido com arrogância. (ANA PAULA SOUSA)


OS AMORES IMAGINÁRIOS
DIREÇÃO Xavier Dolan
QUANDO hoje, às 22h50, no Cinesesc; amanhã, às 19h40, no Espaço Unibanco 3; e dia 4/11, às 20h20, no Cine Livraria Cultura 1
CLASSIFICAÇÃO 18 anos
AVALIAÇÃO bom




Texto Anterior: Crítica documentário: Canadense dá tratamento grandioso à vida dos bebês
Próximo Texto: Fábio Moon e Gabriel Bá criam revista com baleias e silêncios
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.