São Paulo, terça-feira, 01 de novembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA ARTES PLÁSTICAS

Ironia e perplexidade marcam exposição do MAM

Panorama da Arte Brasileira, em cartaz no museu até 18/12, reúne trabalhos produzidos por artistas em 'trânsito'

FABIO CYPRIANO
CRITICO DA FOLHA

"Da arte experimental de butique eu pulei para o turismo predatório. What a fuck I am doing here (que merda estou fazendo aqui)", escreve o artista Ducha em sua obra "Relíquias do Tempo".
Ela é composta por anotações mescladas a desenhos, onde relata sua viagem entre Ouro Preto e Paraty.
A citação de Ducha, um tanto sarcástica, um tanto perplexa, serve como síntese para a 32ª edição do Panorama da Arte Brasileira do MAM de São Paulo, a cargo de Cauê Alves e Cristiane Tejo.
Seguindo a polêmica edição de Adriano Pedrosa, de 2009, que descartou artistas brasileiros, a dupla optou por uma temática que não confronta seu sucessor.
Ao contrário, eles apontam agora para uma produção feita por artistas em trânsito, no qual seu território inicial não importa, algo muito semelhante ao que Pedrosa fez ao exibir uma produção "brasileira" feita por estrangeiros.
A questão agora é que o tema refere-se mais a um modo de operação do que a uma estratégia poética em si, e a perplexidade de Ducha, de certa forma, coloca em xeque a própria mostra.
Essa autocrítica é assumida pelos próprios curadores, que apresentam com destaque a monumental "Crise de Credibilidade", de Hector Zamora. Trata-se um conjunto de birutas, aparatos que apontam o sentido dos ventos, mas que, impulsionadas por ventiladores, apontam para todos os lados.
Essa desorientação revela o caráter ambíguo do mostra.
Por um lado, ela aponta para a real diversidade na produção nacional. Por outro, há uma clara ausência de posicionamento dos curadores frente a essa complexidade.

ITINERÁRIOS, ITINERÂNCIAS: 32º PANORAMA DA ARTE BRASILEIRA
QUANDO de ter. a dom., das 10h às 18h; até 18/12
ONDE Museu de Arte Moderna de São Paulo (pq. Ibirapuera, portão 3; tel. 0/xx/11/5085-1300)
AVALIAÇÃO bom


Texto Anterior: João Pereira Coutinho: Primavera em Paris
Próximo Texto: FOLHA.com
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.