UOL


São Paulo, segunda-feira, 01 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Ministério adverte telejornal da Band

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O Ministério da Justiça enviou ofício à Band em que adverte a emissora pela exibição de 20 reportagens, que considera inadequadas para o horário livre (até 20h), no telejornal popular "Brasil Urgente", apresentado por José Luís Datena, das 17h45 às 19h35.
O ofício é assinado por Mozart Rodrigues da Silva, coordenador do departamento de classificação indicativa do ministério. As reportagens foram exibidas entre 10 de outubro e 6 de novembro.
Na lista de material "impróprio", estão reportagens sobre ataques do PCC a prédios da polícia, cenas de uma mulher sendo resgatada após acidente e imagens de uma mulher doente abandonada pelo marido. "Não é justo que isso seja exibido diante de nossas crianças e adolescentes", escreveu Silva no ofício.
É a primeira vez que o Ministério da Justiça adverte uma emissora por um material jornalístico tão vasto. Pela legislação, telejornais não passam por classificação prévia. Mas o ministério entende que pode classificar para após as 20h quando há violência.
Procurada, a Band não comentou o assunto. Jornalistas da emissora, no entanto, avaliam que o governo determinar o que é apropriado ou não a um telejornal atenta contra a liberdade de expressão e configura censura.
O Ministério da Justiça discorda, por se tratar de uma advertência, não de uma imposição. E diz que está aberto ao diálogo.

OUTRO CANAL

Gala
A Record fechou com a editora Abril e irá transformar em programa de TV, pela segunda vez, a entrega do Troféu Bola de Prata, premiação da revista "Placar" aos melhores jogadores de futebol. A cerimônia de 2003 será gravada dia 15 e exibida dia 21.

Maquete
A Globo montará uma mini-réplica da área central de São Paulo, com seus edifícios mais simbólicos, no estádio do Ibirapuera. A cenografia fará parte das transmissões da emissora em 25 de janeiro, quando a cidade completa 450 anos.

Ataque
A Record sondou a dupla Sandy & Jr., que negocia a renovação de contrato com a Globo, onde estrelavam um seriado dominical até o ano passado. Mas os artistas sequer cogitam trocar a líder de audiência por outra emissora.

Sol
A Rede TV! comemorou na semana passada a venda, para a operadora de telefonia celular Vivo, da primeira cota de patrocínio de sua programação de verão, entre 12 de janeiro e 5 de fevereiro, quando levará sua carreta-estúdio para o Guarujá.

Troca
Diretor do "Vídeo Show", Mariozinho Vaz assumiu na semana passada o comando da "TV Globinho", no lugar de Flávio Rocha, nomeado diretor artístico da divisão de negócios internacionais da Globo.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.