São Paulo, sábado, 01 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

Um Herói de Brinquedo   
Globo, 16h37. (Jingle All the Way). EUA, 1996, 88 min. Direção: Brian Levant. Com Arnold Schwarzenegger, Sinbad, Phil Hartman, Rita Wilson.
Pai muito atarefado dedica-se a buscar para seu filho um tanto infeliz o presente de Natal que o deixará feliz: um boneco chamado Turbo Man. O problema é que só vai à luta de última hora, quando os estoques das lojas já estão esgotados. Mas Arnold, como sabemos, quando vai à luta, não vai para brincar. Comédia natalina.

Asa Branca, Um Sonho Brasileiro   
Cultura, 22h30. Brasil, 1980, 115 min. Direção: Djalma Limongi Batista. Com Edson Celulari, Eva Wilma, Gianfrancesco Guarnieri, Grande Otelo.
Asa Branca (Celulari) é o jovem futebolista de talento que sai do interior em busca de sucesso nos grandes times. Uma estréia na direção longe de qualquer acidente, mas Limongi Batista adota um estilo que por vezes resulta em coisa feia na tela, como a bola iluminada com a qual o craque e o filme têm seus devaneios.

O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel   
SBT, 22h35. (The Lord of Rings - The Fellowship of the Rings). EUA/Nova Zelândia, 2001, 165 min. Direção: Peter Jackson. Com Elijah Wood, Ian McKellen, Viggo Mortensen, Liv Tyler.
A aventura do Frodo Bolseiro (Wood), associado aos membros da Sociedade do Anel, que procuram levar o dito anel (que enlouquece as pessoas, pois contém o próprio poder) a lugar onde seja devidamente destruído. Inegável a transposição relativamente fiel dos originais de Tolkien para a tela, mas isso faz um bom filme? Porque o didatismo com o qual as coisas nos são apresentadas, a trilha incidental medonha, o falatório, a dramaturgia que parece espectro dos anos 50, tudo isso faz da série uma das coisas mais chatas do cinema contemporâneo. Mas há os fãs, fidelíssimos, avistando a ponte entre livro e filme.

Kill Bill - Volume 1    
Globo, 23h05. (Kill Bill). EUA, 2003, 111 min. Direção: Quentin Tarantino. Com Uma Thurman, Lucy Liu, Vivica A. Fox, Daryl Hannah, David Carradine. Primeira parte da saga da Noiva (Thurman), que, após o massacre ocorrido no dia de seu casamento, busca vingar-se das responsáveis pelo fato, todas elas subordinadas a Bill (Carradine).
Como sempre em Tarantino, o talento é superior ao filme. Ao reciclar velhos temas (como a vingança), às vezes parece faltar-lhe a grandeza de um Sergio Leone. Mas resta uma diversão sempre bem apanhada. O "Volume 2", por sinal, é melhor.

Sexo: Prazer e Emoção  
Bandeirantes, 3h. (The Click - Balls of Thunder). EUA, 1997, 93 min. Direção: Rolfe Kanesky. Com Robert Donovan, Site Renne Thompson, Gabriella Hall, Scott Coppola.
Mais outro filme da série com o sugestivo nome de "The Click", aqui fazendo prosa com os filmes de James Bond. No caso, o espião Rod Steele pega por equívoco um aparelho erótico do vilão. Com internet e outras vias de acesso ao mundo pornô, esse tipo de "cinema" certamente é mais para rir do que para se entusiasmar.

Meu Querido Presidente   
Globo, 3h25. (The American President). EUA, 1995, 113 min. Direção: Rob Reiner. Com Michael Douglas, Annette Bening, Michael J. Fox. Presidente pouco convincente dos EUA, Michael Douglas tem sua reeleição ameaçada por conta de um caso amoroso. O ótimo elenco de apoio é tudo o que o filme tem de ótimo. (INÁCIO ARAUJO E PAULO SANTOS LIMA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Socuerro! O Chávez é corintiano!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.