São Paulo, terça, 1 de dezembro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Weffort promete "caviar depois do feijão"

GUSTAVO AUTRAN
da Sucursal do Rio

"Primeiro vamos garantir o feijão com arroz, para depois servir o caviar." O apelo gastronômico feito pelo ministro da Cultura, Francisco Weffort -que visitou o Rio na sexta-feira para divulgar o projeto Cena Aberta, de incentivo a grupos de artes cênicas-, deixou representantes da classe artística literalmente com água na boca.
O ministro do Trabalho, Edward Amadeo, também participou do encontro realizado no Palácio Gustavo Capanema (centro), que reuniu, entre outros, os diretores Amir Haddad e Eduardo Tolentino.
O projeto Cena Aberta é uma parceria entre os ministérios da Cultura e do Trabalho, que contempla 13 companhias de dança e teatro de todo o país. Os grupos Galpão, Tapa, Tá na Rua, Os Fodidos Privilegiados e o Bando de Teatro Olodum estão entre os beneficiados pelo projeto.
"O Cena Aberta tem um objetivo social, não pretende ficar restrito às companhias consagradas. A intenção é estender esse incentivo para grupos de baixa renda", explicou o ministro Weffort.
Os recursos para viabilizar o programa são do Ministério do Trabalho. Cada companhia recebeu uma verba de R$ 191 mil para a montagem de espetáculos.
A integração dos dois ministérios contribui, segundo Weffort, para dar um novo foco nos debates sobre os projetos culturais desenvolvidos pelo governo.
"É preciso acabar com essa imagem do artista com pires na mão, em busca de patrocínio. Investir em cultura é fundamental para gerar empregos", disse Weffort.
O ministro Edward Amadeo disse que o objetivo do governo é criar um programa de qualificação complementar, que atinja não só os artistas, mas também os profissionais da parte técnica.
Amir Haddad chamou a atenção para a necessidade de o governo dar continuidade ao projeto. "São anos sem alimentação. Se voltarmos para o soro logo depois do primeiro prato de comida, a situação vai se complicar", observou.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.