São Paulo, quinta-feira, 02 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TV paga perde assinante, mas ganha ibope

Francisco Inácio/SBT
CASÓRIO
Bianca Rinaldi e Rodrigo Veronesi gravam a cena do casamento de seus personagens, Júlia e Alberto; a cerimônia será será uma das últimas cenas da novela "Pequena Travessa", do SBT

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O ano de 2002 vai ser marcado como o primeiro dos 11 de vida da TV paga brasileira em que o setor perdeu mais assinantes do que ganhou. Até o terceiro trimestre, o saldo era negativo de 101,5 mil clientes, uma queda de 2,9% na base de assinantes (3,457 milhões) de janeiro a setembro.
Mas nem tudo é notícia ruim para esse mercado. Apesar da queda de assinantes, o conjunto dos canais pagos distribuídos no Brasil aumentou sua audiência. Ou seja, manteve o telespectador mais tempo sintonizado, o que indica melhora de eficiência.
De janeiro a novembro de 2002, a TV paga brasileira teve uma média diária de 461 mil telespectadores por minuto, um aumento de 3,6% em relação ao mesmo período de 2001. No horário nobre (19h/1h), o aumento foi de 3,1%, de 776 mil para 800 mil telespectadores por minuto.
Os dados são projeções da Globosat a partir de números do Ibope. Para a programadora da Globo, contribuíram para esse resultado o horário eleitoral gratuito na TV aberta e, principalmente, o fato de o assinante ter assistido mais televisão em 2002.
Segundo o levantamento, os televisores conectados à TV paga ficaram ligados quatro horas e 47 minutos/dia, de janeiro a novembro de 2002, 17 minutos a mais do que no mesmo período de 2001. A TV paga consumiu uma hora e 47 minutos desse bolo, quatro minutos a mais do em 2001.

OUTRO CANAL

Moderno 1
O contrato ainda não foi assinado, mas é 99% certo que o sinal do canal de notícias Fox News na Sky, ambos controlados pela News Corp., será interativo a partir de amanhã. O Brasil deverá ser o primeiro país a ter o canal com essa tecnologia, antes mesmo do que os Estados Unidos.

Moderno 2
Com os novos recursos oferecidos, os assinantes da operadora Sky poderão acessar, pelo controle remoto, informações extras sobre as principais notícias do dia, ou por assuntos (política, economia, cultura etc.).

Doce 1
A Rede TV! fechou, na semana retrasada, um contrato com a Nestlé, segundo Marcelo de Carvalho, presidente da emissora. A empresa deverá ter um quadro de receitas dentro do programa feminino "Bom Dia, Mulher", da "ex-dona Jura", Solange Couto.

Doce 2
A emissora também está procurando uma "menina bonita e expressiva", segundo Carvalho, para ser âncora das entradas jornalísticas no "Bom Dia, Mulher".

Sotaque
O SBT começa a gravar na última semana de janeiro as primeiras imagens de "Jamais Te Esquecerei", novela que irá substituir "Pequena Travessa" no final de março. O tão anunciado segundo horário de novela produzida no Brasil foi adiado mais uma vez, agora para o segundo semestre de 2003.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.