São Paulo, segunda-feira, 02 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Jeannie Ainda É um Gênio
Record, 14h.
 
(I Still Dream of Jeannie). EUA, 1991. Direção: Joseph Scanlan. Com Barbara Eden, Peter Breck. Uma das várias tentativas de "revival" da velha série de TV "Jeannie É um Gênio". Aqui, enquanto o marido está numa viagem espacial, Jeannie vai até bar de solteiros.

Um Tira no Jardim de Infância
Globo, 15h45.
  
(Kindergarten Cop). EUA, 1990, 111 min. Direção: Ivan Reitman. Com Arnold Schwarzenegger. O velho Schwarza é o tira que se faz passar por professor de pré-escola, a fim de proteger a ex-mulher de um traficante.

Homem-Aranha
Globo, 21h50.
   
(Spider Man). EUA, 2002, 121 min. Direção: Sam Raimi. Com Tobey Maguire. O angustiado super-herói ganha viço aqui, sob a direção de Sam Raimi, voando por entre os prédios e tentando ajustar seus poderes, algo que seria amplificado na continuação, que é superior. O vilão Duende Verde, meio que uma vítima do capitalismo, é espetacular.

Jason X
SBT, 22h30.
 
(Jason X). EUA, 2002, 93 min. Direção: James Isaac. Com Kane Hodder, Lexa Doig. Estamos no século 25. Um grupo de exploradores visita a Terra, topa com o corpo de Jason (o da série "Sexta-Feira, 13"), e a primeira providência é descongelá-lo e trazê-lo à vida, com as conseqüências que dá para imaginar.

Intercine
Globo, 1h15.

A emissora oferece ao público, para começar o ano, os brasileiros "O Rei do Rio" (1984, de Fabio Barreto, com Nuno Leal Maia, Nelson Xavier) e "Traição" (1998, de Arthur Fontes e Claudio Torres, com Pedro Cardoso, Fernanda Torres).

Servindo em Silêncio
Globo, 3h05.
  
(Serving in Silence - The Margarethe Cammermeyer Story). EUA, 1995, 91 min. Direção: Jeff Bleckner. Com Glenn Close. Close é uma condecorada oficial que corre o risco de ser expulsa das Forças Armadas após dizer que é homossexual.

Perseverança de um Atleta
SBT, 2h50.
 
(Endurance). EUA/Alemanha/Inglaterra, 1998, 83 min. Direção: Leslie Woodhead. Com Haile Gebrselassie, Shawanness Gebrselassie. Cinebiografia de Haile Gebrselassie, menino etíope pobre e determinado, dotado para corridas, que ganhará uma medalha de ouro nas Olimpíadas de 1996.

Sete Minutos no Paraíso
SBT, 4h30.
 
(Seven Minutes in Heaven). EUA, 1985, 90 min. Direção: Linda Freeman. Com Jennifer Connelly, Byron Thames. Garota (Connelly) cujos pais estão viajando hospeda amigo (Thames) que brigou com os seus pais. O que seria uma tremenda dor de cabeça para um homem no mundo real, isto de sua pequena abrigar amigos em sua casa, aqui é pretexto para a comédia. (PSL)

Quando o pai é o padrasto

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O pai já foi visto de tudo que é jeito pelo cinema. Muitas vezes salvador da pátria (da família, melhor dizendo). Outras tantas, um demônio responsável pela desgraceira de sua prole. E o meio-termo disso, mostrando-se humano em seus esforços paternais, cujo maior exemplo está nos pais de James Dean.
No frigir, os "casca de ferida" são os que mais atraem o cinema. Temos, assim, em plenos anos 80, um "Caminhos Violentos" (Telecine Cult, 17h50), que revisita os filmes de James Dean para colocar o pai (Christopher Walken) como o mal absoluto na vida de seu filho (Sean Penn). Será? Não caberia a nós encontrar nossa graça e beleza neste mundo? Não caberia aos nossos pais, portanto, simplesmente nos dar a vida e, assim, a chance de estar neste mundo?


Texto Anterior: José Simão
Próximo Texto: Outro Canal - Daniel Castro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.