São Paulo, terça-feira, 02 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HQ resgata "Sobrinhos do Capitão"

Criada por Rudolph Dirks, série em quadrinhos é a publicada continuamente há mais tempo no mundo

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

São duas crianças, mas estão longe de ser meigas e fofinhas.
Afinal, elas apenas pensam em se divertir, mesmo que isso signifique machucar um pouco outras pessoas. Elas são Hans e Fritz e estão no livro "Os Sobrinhos do Capitão - Piores, Impossível! - 1936 a 1938".
Os gêmeos Hans e Fritz são personagens da série em quadrinhos publicada continuamente há mais tempo no mundo: surgiram em dezembro de 1897 no diário americano "New York Morning Journal" e, desde então, há sempre uma história nova aos domingos.
O pai dos personagens foi Rudolph Dirks, alemão radicado nos Estados Unidos. Ao criar Hans e Fritz, Dirks colocou um pouco da sua herança germânica nos "Sobrinhos": além dos nomes, Hans, Fritz e seus coadjuvantes dos quadrinhos falam inglês com sotaque alemão.
Mas a principal característica da série é universal. As crianças não medem esforços para garantir diversão. A mãe, coitada, vive uma luta inglória para tentar fazer com que elas se comportem. E o Capitão é o alvo principal do humor físico dos gêmeos. Depois, o Capitão repreende os garotos, na esperança de fazer com que eles desistam das peraltices. Em vão.
A família (meninos, mãe e Capitão, que não se sabe se é tio, padrasto ou amigo dos meninos) vive na ilha Bongo, um lugar imaginário habitado por macacos, elefantes e girafas.
A criação de "Os Sobrinhos" passou por um problema em 1914, quando o criador trocou o "New York Morning Journal" pelo "New York World". Após uma disputa na Justiça, os personagens passaram a sair em dois jornais ao mesmo tempo.
No "NY World", criados por Dirks, sob o nome de "Hans and Fritz", que depois virou "The Captain and the Kids". Um novo artista, Harold Knerr, assumiu a tira original.
Knerr produziu as histórias de Hans e Fritz de 1914 a 1949, quando morreu. Essa série continua a existir até hoje, enquanto "The Captain and the Kids" acabou em 1979.
O livro que está saindo no Brasil reúne histórias lançadas durante dois anos, de 1936 a 1938. São as mais antigas que a King Features Syndicate, dona dos direitos dos personagens, mantém em bom estado para republicação. Há humor e inocência em suas páginas, além de um clima de história das histórias em quadrinhos.


OS SOBRINHOS DO CAPITÃO - PIORES, IMPOSSÍVEL!
Autor:
Harold Knerr
Editora: Opera Graphica
Quanto: R$ 74 (112 págs.)


Texto Anterior: Crítica: Filmes mostram charme de Moreau
Próximo Texto: Guillemots prepara 2º disco
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.