São Paulo, segunda-feira, 02 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Canal USA muda nome e investe US$ 3 mi




DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A rede norte-americana NBC anuncia nesta semana a mudança de nome, em toda a América Latina, do canal pago USA, um dos dez adultos mais vistos na TV paga do Brasil. O USA, de filmes e seriados policiais, passará a se chamar Universal Channel.
A mudança ocorrerá no segundo semestre e tem a ver com a compra do canal pela NBC, do grupo General Electric. Antes, o USA pertencia ao grupo Universal Vivendi. A nova marca incorpora o nome dos estúdios Universal, um dos maiores do mundo.
A assessoria de imprensa do futuro Universal Channel, que no Brasil é uma associação da Globosat (Globo) com a NBC, não comentou o assunto, mas informou que o canal terá neste ano um investimento três vezes maior em programação do que em 2003.
A Folha apurou que esse investimento será de US$ 3 milhões. Apesar da mudança de nome, o USA continuará com a mesma linha de programação, de filmes e séries de investigação policial.
Entre as atrações do USA neste ano no Brasil estarão a microssérie "Traffic", que aborda o tráfico de órgãos humanos, uma das maiores apostas da matriz americana (o USA Network, um dos primeiros canais pagos dos EUA).
Ao longo de 2004, o futuro Universal Channel irá lançar dois pacotes de filmes inéditos, além de novos episódios da série "Monk", a maior audiência do canal no Brasil.

OUTRO CANAL

Tecnologia 1 "Metamorphoses", que a independente Casablanca produz para a Record, será a primeira telenovela brasileira totalmente captada em alta definição (HDTV). O recurso dará à novela um acabamento que lembra o de séries norte-americanas.

Tecnologia 2 Originalmente, a novela terá o formato de tela de cinema (retangular). Mas, na Record, irá ao ar no formato tradicional (quase quadrado). O formato retangular servirá para o mercado internacional. Segundo a Casablanca, a novela já está praticamente vendida para o Japão.

Transição 1 A Globo deve instituir até o final do ano um colegiado de cinco diretores para assumir, em 2005, as áreas de criação e controle de qualidade da emissora, funções hoje nas costas de Mario Lucio Vaz, que há anos vem tentando se aposentar.

Transição 2 Jayme Monjardim, Guel Arraes, Ricardo Waddington e Ari Nogueira são os nomes mais cotados, atualmente, para compor o quinteto, que teria ainda um especialista em musicais.

Regional A RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, começa a gravar nesta quarta a série "A Conquista do Oeste", que mostrará como os gaúchos "colonizaram" vários Estados brasileiros. Os 13 episódios vão ao ar a partir de maio, a princípio apenas na RBS.


E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.