São Paulo, sexta-feira, 02 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REFORMA

Antigo mercado abandonado se transforma em museu na Bahia

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Abandonado desde o começo da década de 70 -quando o centro financeiro de Salvador migrou da cidade baixa para a alta-, refúgio de prostitutas e de usuários de drogas, um dos mais tradicionais estabelecimentos comerciais de Salvador, o Mercado do Ouro, está passando por uma grande reforma para se transformar em um museu.
A primeira etapa do "Museu du Ritmo", localizado em uma área tombada pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), será inaugurada hoje, dia da última grande festa popular da cidade (Iemanjá) antes do Carnaval.
Responsável pelas obras e único agente financiador do projeto até agora, o cantor e compositor Carlinhos Brown, 44, quer transformar todo o espaço (composto por 70 salas distribuídas em dois andares, num total de 4.118 metros quadrados, além de um pátio descoberto) em uma área permanente para exposição de pinturas, acervo de obras sacras, arquivo de poesias e letras musicais que falam da Bahia, uma escola de inclusão digital e um restaurante.
Concluído em 1879, depois de cinco anos de obras, e comprado em 1910 pelo comerciante Francisco Amado da Silva Bahia, o Mercado do Ouro foi arrendado por Brown.


Texto Anterior: Fotógrafa de "Manda Bala" foi "barrada" na entrevista com Jader
Próximo Texto: Celebridade: Blair receberá vencedora do Big Brother
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.