São Paulo, segunda-feira, 02 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Caco Galhardo


Disney dispara no Ibope e derruba Cartoon

O Cartoon não é mais o número um da TV paga brasileira.
O canal infantil, que liderava o ranking dos mais vistos desde 2001, foi ultrapassado pelo Disney Channel em 2008.
Isso indica que desenhos animados ("especialidade" do Cartoon) estão perdendo prestígio entre crianças e adolescentes. Em alta está a programação "live action", os conteúdos feitos com "gente de verdade" (séries, games). O Disney é forte nisso -"High School Musical" e "Hannah Montana" são fenômenos de "live action".
O Cartoon perdeu audiência em 2008. Caiu de 20,9 mil domicílios atingidos por minuto das 8h da manhã à 1h da madrugada, em 2007, para 17 mil em 2008, segundo a medição do Ibope em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Belo Horizonte.
Já o Disney, que era apenas o sexto canal mais visto em 2007, com 12,1 mil domicílios/minuto, saltou para 22 mil. Esse crescimento também está relacionado à melhor distribuição.
Na média diária, os três canais mais vistos em 2008 foram infantis -o terceiro foi o Discovery Kids (segundo em 2007).
Houve mudança também no ranking dos canais "adultos". O SporTV destronou o TNT.
No horário nobre (19h/1h), o novo líder geral também é o Disney, seguido de perto pelo SporTV. Entre os dez primeiros, Universal Channel, Fox e Telecine Pipoca subiram. Multishow e Globo News caíram.

NO CAMINHO 1
A Globo vai antecipar as pesquisas com grupo de telespectadores para avaliar "Caminho das Índias". As sondagens, normalmente por volta do 40º capítulo, serão nesta semana, a terceira da novela.

NO CAMINHO 2
Mas, segundo a autora Glória Perez, isso não tem a ver com a audiência (na faixa dos 35, baixa para a Globo). É por uma questão de agenda. Se não fosse feita agora, a pesquisa só aconteceria após o Carnaval.

NO CAMINHO 3
Glória acredita que "Caminho das Índias" vai deslanchar quando acabar o horário de verão e passar o Carnaval -ou seja, só em março. "Os tempos são outros. O bom é que conseguimos uma audiência estável no ponto de partida", afirma.

PRAIA CINZA
"Três Irmãs", a novela das sete, é a mais nova preocupação da Globo. Na quinta passada, marcou só 20 pontos, menos do que "Negócio da China", "Malhação" e a reprise de "Mulheres Apaixonadas".

MERCHANDISING
A Globo exibiu durante cinco segundos, no "Bom Dia Brasil" da última sexta, material ao vivo da prova do líder de "BBB". As imagens cortaram uma entrevista do ministro Guido Mantega (Fazenda). Por ironia, mostravam em primeiro plano a marca de um patrocinador.

LANGO LANGO
A Globo está se superando no esforço para alavancar o "Globo Esporte". Sexta-feira, o apresentador usou bonecos manipulados com as mãos para introduzir uma reportagem.


Texto Anterior: Filmes
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.