São Paulo, quarta-feira, 02 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

61º Festival de Berlim anuncia sua programação

Mostra terá manifesto contra a censura no Irã

ANA PAULA SOUSA
DE SÃO PAULO

O Festival de Berlim (10/2 a 20/2) divulgou ontem sua programação. Entre os 22 títulos selecionados para a mostra principal, 16 competirão pelo Urso de Ouro.
A cerimônia de abertura terá "Bravura Indômita", de Joel e Ethan Coen.
Entre os concorrentes estão "Coriolanus", dirigido pelo ator Ralph Fiennes, e novos títulos de diretores do circuito independente, como a americana Miranda July, o argentino Rodrigo Moreno e o iraniano Asghar Farhadi.
O Irã estará presente também sob a forma de homenagem. O festival, que havia convidado o cineasta Jafar Panahi para compor o júri presidido por Isabella Rossellini antes de o Irã decretar a prisão dele, promoverá um manifesto contra a censura. Cinco títulos do diretor serão projetados em Berlim.
Já a retrospectiva desta 61ª edição trará de volta a obra do sueco Ingmar Bergman (1918-2007). Serão exibidos não só filmes seus, como os documentários dirigidos por Stig Björkman, que o retratou à frente e atrás das câmeras.
O Brasil estará em mostras paralelas. "Tropa de Elite 2" será exibido na Panorama, "Os Residentes", de Tiago Mata Machado, na mostra Forum, dedicada a filmes experimentais, e "Ensolarado", de Ricardo Targino, na mostra Geração.

Com agências internacionais


Texto Anterior: Cinema 2: "A Dança da Morte" vai ganhar adaptação
Próximo Texto: Alguns filmes em competição
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.