São Paulo, sexta-feira, 02 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Faturamento das TVs cresce 10% em 2000

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Depois de amargar uma queda de faturamento de 32% em 1999, as emissoras de TV registraram um crescimento de 10% de receita publicitária no ano passado.
Os dados, ainda não definitivos, são do Projeto Intermeios e integram estudo feito pela Marplan para a Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV).
Segundo o levantamento, a televisão abocanhou R$ 4,9 bilhões, ou 55,7% do total dos investimentos em publicidade em 2000. O crescimento foi maior no primeiro semestre, quando algumas emissoras faturaram até 40% a mais que em 99. No segundo semestre, com a queda do volume de anúncios de empresas de Internet e telefonia, o mercado retraiu.
O levantamento da Marplan faz parte de estratégia da Abert para convencer o governo federal a desistir da criação de 3.206 novos canais de TV no país -hoje existem 552 canais, dos quais cerca de 300 estão em operação.
A Abert argumenta que não há mercado para a criação de tantas novas emissoras de pequeno porte. Mostra que a verba publicitária está concentrada no Sudeste e no Sul -31,5% só na Grande São Paulo. Assim, novas emissoras de TV em pequenas cidades "canibalizariam" o rádio.

OUTRO CANAL

Alternativa
As operadoras de TV paga Net e Sky e o Telecine bateram o martelo e vão transmitir o Oscar, dia 25, em dois canais. Ambos terão as mesmas imagens e som original, sem tradução, mas comentaristas diferentes -José Wilker e Ana Maria Bahiana. Já o SBT irá transmitir a festa com tradução simultânea.

Macumba
O Carnaval derrubou ainda mais a audiência de "Porto dos Milagres", que vinha dando média de 41 pontos. Na segunda-feira, a novela deu 28 pontos, porque havia poucos televisores ligados. Mas, de cada cem aparelhos, 65 estavam sintonizados na Globo. Na terça, o ibope subiu para 38 pontos e na quarta, para 40.

Dúvida
O telejornal local "SP Notícias", da Record, deve voltar ao ar no final de março, com Eleonora Paschoal e Miguel Dias. A emissora ainda não decidiu se o programa será exibido às 12h30 ou por volta das 19h, entre o "Cidade Alerta" e o "Jornal da Record".

Pressão
A Embaixada dos EUA pediu à Abert para ser convidada para ver as demonstrações de TV digital que acontecerão no Rio a partir de segunda. As exibições serão no padrão japonês. Os EUA fazem lobby para que o Brasil adote o sistema norte-americano.
E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! O Gala Gay é o Baile das Pipizudas!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.