São Paulo, sexta-feira, 02 de março de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Filme é lançado em salas de Nova York e divulgado como "provocante"

"Eu Tu Eles" estréia hoje em cinemas americanos

DA REPORTAGEM LOCAL

Darlene agora tenta seduzir os norte-americanos. Hoje entra em cartaz em salas de Nova York (Quad Cinema 4 e Lincoln Plaza Cinemas) "Eu Tu Eles", o filme de Andrucha Waddington visto por aproximadamente 700 mil espectadores no Brasil e apresentado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood como o candidato nacional ao Oscar de melhor filme estrangeiro.
Excluído das indicações à estatueta, o Brasil agora acompanha a disputa como um assunto "deles". Os cinco países concorrentes são Taiwan ("O Tigre e o Dragão"), México ("Amores Perros"), França ("Le Goût des Autres"), Bélgica ("Everybody Famous") e República Tcheca ("Divided We Fall").
Mas a Sony Classics, distribuidora internacional de "Eu Tu Eles", investe numa campanha de lançamento que pretende avançar costa a costa nos Estados Unidos, com estréias simultâneas em outras dez cidades, nos próximos dias 9 e 16 de março. E prepara, na sequência, a estréia do filme em países europeus.
Waddington viajou na quarta-feira para Nova York e participou ontem de uma entrevista na cidade, organizada após uma exibição do filme exclusivamente para jornalistas.
Para atrair o público norte-americano, a distribuidora enfatiza o caráter "provocante" da película e define Darlene, a protagonista interpretada por Regina Casé, como uma mulher que possui "mais sensualidade que beleza física e um voraz apetite para homens".
Roteirizado por Elena Soárez, "Eu Tu Eles" se baseia na história real da cearense Maria Marlene Sabóia da Silva, que viveu no sertão nordestino com três homens simultaneamente, interpretados por Lima Duarte, Stênio Garcia e Luiz Carlos Vasconcelos. "Eu Tu Eles" foi co-produzido pela Conspiração Filmes e por Flora Gil, com orçamento de R$ 3,8 milhões. É o segundo longa-metragem de Andrucha Waddington, que fez sua estréia em 1999, com "Gêmeas", inspirado em obra de Nelson Rodrigues.
"Eu Tu Eles" percorreu diversos festivais internacionais e conquistou prêmios em Havana -melhor filme e atriz (Regina Casé)- e no Karlovy Vary Film Festival (melhor atriz), além de ter sido exibido em mostras paralelas em Cannes (Um Certo Olhar), Sundance e Palm Springs.
Aqui, "Eu Tu Eles" foi contemplado com quatro troféus no Grande Prêmio Cinema Brasil -melhor filme, montagem (Vicente Kubrusly), fotografia (Breno Silveira) e atriz (Regina Casé).


Texto Anterior: Vida Bandida - Voltaire de Souza: Feridas do passado
Próximo Texto: Panorâmica - Música: Courtney Love processa gravadora
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.