São Paulo, quarta-feira, 02 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Comentado episódio foi exibido no dia 10 de fevereiro nos Estados Unidos e levantou a audiência do seriado teen

Brasil assiste hoje ao beijo gay de "OC"

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

A série teen "The OC" está longe de conquistar os maiores índices de audiência nos EUA, mas sua presença em páginas de jornais e revistas é inversamente proporcional ao seu ibope. Vide o furor causado pelo caso "o beijo", que será visto hoje na TV brasileira.
"O beijo" é a consumação da relação entre as personagens Marissa Cooper (Mischa Barton, 19, "princesinha" da TV americana) e a rebelde Alex Kelly (Olivia Wilde). "Lonely Hearts Club" (clube dos corações solitários), 12º episódio da atual temporada, foi exibido em 10/2 nos EUA. Hoje, às 20h, estará no canal pago Warner.
"The OC" nunca chegou ao "top 30" da TV americana. Normalmente, não passa dos 7 milhões de espectadores. Mas "o beijo" levantou a audiência da série para 8,2 milhões -ainda menor que seus outros competidores das quintas-feiras, como "Joey" (11,4 milhão) e "CSI" (27 milhões).
Mas apesar de não atingir o americano médio, "The OC" conquistou uma importante parcela de adolescentes das classes média e alta -que têm dinheiro no bolso e servem de parâmetro para os formadores de opinião.
O seriado é como um "Barrados no Baile" mais esperto e com personagens mais consistentes. É ambientado na rica Newport Beach, praia idílica de Orange County, no sul da Califórnia.
A série inicialmente girava em torno de Ryan Atwood (Benjamin McKenzie), um problemático garoto de 16 anos que é expulso de casa e que acaba se encontrando com o promotor Sandy Cohen (Peter Gallagher). Sandy o leva para casa, apresenta o garoto para a mulher, Kirsten (Kelly Rowan), e para o filho, Seth (Adam Brody).
A família adota Ryan, e o adolescente brigão logo acaba influenciando (para o bem) o comportamento de todos que o cercam -ele conquista o coração de Marissa e faz amizades na escola.
A série, criada por Josh Schwartz, então com 27 anos, se desenvolveu e aprofundou o papel de alguns personagens. Marissa mostra-se uma menina com problemas com os pais e com bebidas; Seth, um típico "nerd" que adora histórias em quadrinhos e bandas indies, é responsável pelas melhores tiradas do seriado.
No episódio que vai ao ar hoje no Brasil, "The OC" avança um pouco mais. A amizade entre Marissa e Alex sobe a um outro patamar quando as garotas se encontram num clube. As duas seguem então para um passeio na praia. No final do episódio, vem o beijo.
A cena não passou em branco nos EUA. Após sua exibição, foi criado o Only You, "o primeiro site dedicado ao relacionamento entre Marissa e Alex". Está em www.silentbard.net/only/.
Como a personagem Alex seria apenas temporária, fãs criaram um abaixo-assinado on-line pedindo a permanência da garota. O "Keep Alex" pode ser acessado em www.petitiononline.com/keepAlex/petition.html).
O comentado episódio coincide com o lançamento em DVD da primeira temporada da série. O pacote com sete discos traz extras com entrevistas e bastidores.
Outro fator que faz de "OC" uma série cult é a sua bem-cuidada trilha sonora. Nos episódios, é possível ouvir canções de bandas como Modest Mouse, Bright Eyes, Secret Machines e Beast Boys. Fez tanto sucesso que os produtores já lançaram nos EUA três CDs com "o melhor da série".


The OC
Quando:
hoje, às 20h, no canal Warner. The OC - 1ª Temporada (DVD)

Lançamento: Warner
Quanto: R$ 140, em média

Texto Anterior: Política cultural: Secretário do Audiovisual acusa Rede Globo por atraso na Ancinav
Próximo Texto: Memória: Teatro de SP abre espaço temático para acervo de Adoniran Barbosa
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.