São Paulo, quinta-feira, 02 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

Annie, uma Aventura Real
Record, 14h30.  

(Annie - A Royal Adventure). EUA,1995, 92 min. Direção: Ian Toynton. Com Ashley Johnson. Annie e outras meninas do orfanato vão a Londres, onde milionário (que levara Annie a passar um fim de semana com ele) deve receber honraria.

De Volta à Lagoa Azul
Globo, 15h35.  

(Return to the Black Lagoon). EUA, 1991. Direção: Gary Graham. Com Milla Jovovich. Sequência de "A Lagoa Azul". Mais uma vez, duas crianças encontram-se e crescem em uma ilha deserta.

A Assassina
SBT, 22h30.   

(Point of No Return). EUA, 1993, 100 min. Direção: John Badham. Com Bridget Fonda. Assassina condenada à morte é salva e, em troca, passa a integrar grupo secreto de matadores a serviço do governo.

Missão Secreta 2 - A Prova de Fogo
Record, 22h15.    

(Once a Thief). EUA,1996, 105 min. Direção: John Woo. Com Sandrine Holt. Aqui o casal Li Ann e Mac separa-se ao fugir de Hong Kong. Ela pensa que ele morreu. Está em Vancouver e noiva, quando o reeencontra.

Intercine Globo, 0h55.
Lutas sangrentas dão o tom na quinta-feira, quando "Kramer vs. Kramer" (1979, de Robert Benton, com Dustin Hoffman) disputa com "Rocky, um Lutador" (1976, de John G. Avildsen, com Sylvester Stallone) a preferência dos espectadores.

Mariscos e Mexilhões
SBT, 2h45.  

(Almejas y Mejillones). Espanha/ Argentina, 2000, 92 min. Direção: Marcos Carnevale. Com Leticia Bredice. No litoral da Espanha, biólogo se apaixona pela argentina Paola, que no entanto se descobre lésbica.

Feitiço da Lua
Globo, 3h05.   

(Moonstruck). EUA, 1987, 103 min. Direção: Norman Jewison. Com Cher. Viúva hesita entre o amor de dois homens. Enquanto isso, descobre o poder do luar sobre sua vida.

O Escondido 2
SBT, 4h30.  

(The Hidden 2). EUA,1993, 91 min. Direção: Seth Pinsker. Com Rafael Sbarge. No filme original, um alien deixou seus ovos entre nós antes de morrer. Agora, é preciso evitar outra desova. (IA)

TV PAGA

A luz que unifica tudo

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Ah, que luz tem "Aleluia Gretchen" (Canal Brasil, 20h). Para mim é o melhor filme de Silvio Back por inúmeras razões, mas esta é uma delas.
O filme conta a história de uma família alemã no Sul do Brasil, quase sempre durante a Segunda Guerra. Há os nazistas e os antinazistas. Back trabalha os planos longos com eficiência e cultiva a ambigüidade com maestria (De quem ele fala? Da guerra ou da nossa ditadura? Dos alemães ou dos brasileiros?).
À parte essa licença alegórica bem anos 70, o filme tem a virtude do específico: a descrição dos imigrantes, suas contradições, dores e esperanças. Mas é a luz que unifica tudo: que faz parecer Europa, que dá a perfeita idéia do deslocamento -e nem sabemos a horas tantas quem está deslocado, se aqueles seres ou o Brasil.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Carná 2006! Gaviões desfila tango-enredo!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.