São Paulo, segunda-feira, 02 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

crítica

"Gandhi" faz um quadrado retrato da Índia

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Não é de hoje que o Oscar ama premiar filmes ruins sobre a Índia. É verdade que "Gandhi" (Cinemax, 14h30; não indicado a menores de 14 anos) é um honesto filme acadêmico e não essa tremenda operação de marketing que é "Quem Quer Ser um Milionário?", maneira de abrir o mercado indiano ao cinema ocidental. Ainda assim é só um filme quadrado, típico de Richard Attenborough.
A verdade é que não faltam alternativas honrosas, embora sejam filmes já bem exibidos, mas belíssimos (à sua maneira), como "Laranja Mecânica" (Max Prime, 22h), de Kubrick, ou o "Assédio" (TC Cult, 23h50), de Bertolucci.
Alternativa no horário noturno: "Impacto Fulminante" (TCM, 23h55), que não é o melhor da série "Dirty Harry", mas é sempre uma aventura do velho Harry, o Sujo. E, do esforço de guerra, dois clássicos: "Fugitivos do Inferno" (TCM, 17h55), de Raoul Walsh, e "Sabotador" (TCM, 22h), de Hitchcock (classificações indicativas não informadas).


Texto Anterior: Seriado: "The Listener" traz médico telepata
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.