São Paulo, segunda-feira, 02 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O Traça" tem super-herói à moda antiga

Minissérie "Justiça" também é relançada; HQ contrapõe os maiores heróis e vilões da DC Comics

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nas histórias em quadrinhos à venda atualmente, o Capitão América está morto, a Mulher-Maravilha está sendo julgada por assassinato e a Liga da Justiça acabou porque Superman, Batman e os demais não confiam mais uns nos outros. Não existem mais super-heróis à moda antiga? Existe "O Traça", livro recém-lançado no Brasil e que apresenta um personagem novo, mas com conceitos antigos: identidade secreta, uniforme, ingenuidade, envolvido em luta do bem contra o mal...
O Traça foi criado por Gary Martin e Steve Rude em 2004. Trata-se de um artista de circo forte e bem-treinado que usa uma roupa que lembra a do Batman. Ele age como um caçador de recompensas, e gasta o dinheiro que recebe no tratamento médico do irmão gêmeo.
Steve Rude, o desenhista e criador do personagem, é um grande fã de super-heróis. Seu estilo é bastante influenciado por Jack Kirby (1917-1994), co-criador de Capitão América, X-Men e Quarteto Fantástico. Rude faz lembrar seu "mentor" especialmente nas cenas de luta e nos saltos acrobáticos do circense Traça.
Há um misto de culpa, senso de justiça e heroísmo movendo as ações do personagem, o que faz lembrar as aventuras antigas de super-heróis. Aquelas em que não era preciso colocar assassinatos, estupros e crises de consciência para criar uma boa história.
Há um outro lançamento com jeitão de histórias clássicas de super-heróis: "Justiça", minissérie em 12 edições que traz os principais heróis da editora DC Comics contra os maiores vilões. Assim, de um lado está a Liga da Justiça, com Superman, Batman e companhia; do outro, Lex Luthor, Bizarro, Capitão Frio etc. "Justiça" é pintado por Alex Ross, um dos artistas de HQs mais requisitados da atualidade. A arte de Ross é detalhada e realista, com uma qualidade acima da média. Há tempos ele vinha trabalhando apenas com pinturas para livros ou capas, sem participar de uma série como esta.
Assim como Rude, Ross é um fã de super-heróis à moda antiga. Este é um projeto pessoal, que ele co-escreveu com o roteirista Jim Krueger. Assim, é de se esperar uma sucessão de confrontos entre arquiinimigos, batalhas épicas e nada de tentar deixar os personagens mais "humanos". Afinal, é de super-heróis que falamos.


O TRAÇA
Autores:
Gary Martin e Steve Rude
Editora: Pixel
Quanto: R$ 32,90 (160 páginas)

JUSTIÇA
Autores:
Alex Ross, Jim Krueger e Doug Braithwaite
Editora: Panini
Quanto: R$ 4,90 (32 páginas)


Texto Anterior: Crítica: "Capote" ainda é uma história em andamento
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.