São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cultura Artística recebe concerto para Max Feffer

Pianista Caio Pagano participa de homenagem

DA REPORTAGEM LOCAL

O teatro Cultura Artística, no centro de São Paulo, promove hoje, às 21h, concerto em homenagem à memória do empresário e músico amador Max Feffer (1926-2001), com a Ensemble Orchestral do Brasil, regida por Cláudio Cruz.
O solista da noite será o pianista brasileiro radicado nos Estados Unidos Caio Pagano, e o espetáculo é reservado para os convidados.
O evento está também ligado ao projeto do Centro de Cultura Max Feffer, a ser construído no município de Pardinho, com 5.000 habitantes e 234 km a oeste de São Paulo. Será uma doação do Instituto Jatobás, presidido por Betty Feffer, viúva do empresário.
Max Feffer era filho de León Feffer, fundador da Suzano Papel e Celulose. Na área empresarial, foi por sua iniciativa que o eucalipto passou a ser utilizado na produção de papel. Ele era diretor-presidente da Suzano, ao morrer em abril de 2001, aos 74 anos.

Valsa de Feffer
A segunda peça do programa será uma transcrição para piano e orquestra da "Pequena Valsa", escrita por Feffer, que foi na infância violinista e trompetista. Tornou-se, décadas depois, secretário estadual de Cultura e Tecnologia, na gestão do governador Paulo Egydio Martins (1976-1979).
O concerto será aberto com a "Sinfonia nº 3", "Escocesa", do alemão Felix Mendelssohn (1809-1847), uma peça em lá menor escrita em 1842 e inspirada no romantismo escocês.
Para concluir, na segunda intervenção de Caio Pagano, o "Concerto para Piano e Orquestra" em lá menor, de Edvard Grieg (1843-1907). Em três movimentos, é uma das peças mais conhecidas e populares do repertório pianístico para concerto. O compositor norueguês Grieg a escreveu quando tinha apenas 24 anos, em estada na Dinamarca.
Criada recentemente, a orquestra foi formada por músicos selecionados por Cláudio Cruz, que é diretor da Sinfônica de Ribeirão Preto e spalla da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), onde também é regente de concertos de câmara.
Caio Pagano é um dos mais reputados pianistas brasileiros, com vasta discografia, carreira de solista, camerista no Trio Jacques Thibaud e professor e regente na Universidade Estadual do Arizona (EUA).


CONCERTO DE HOMENAGEM A MAX FEFFER
Quando:
hoje, às 21h
Onde: teatro Cultura Artística (r. Nestor Pestana, 196, Centro, São Paulo, tel. 0/ xx/ 11/3256-0223)
Quanto: apenas para convidados


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Literatura: Chileno Edwards recebe prêmio ibero-americano
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.