São Paulo, quarta-feira, 02 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música

Maestro destrincha obra de Beethoven

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

Com freqüência nos esquecemos do quanto a televisão é capaz de condensar didatismo e informações inteligentes num único programa.
É o caso, imperdível, do primeiro episódio de "Keeping Score", hoje no Film & Arts, em que o maestro americano Michael Tilson Thomas, 63, e a Sinfônica de São Francisco fazem uma linda autópsia da "Sinfonia nº 3" de Ludwig van Beethoven (1770-1827).
A "Terceira", ou "Heróica" (1804), reúne inovações musicais em número maior que sinfonias mais conhecidas do compositor, como a "Sexta" ("Pastoral") ou a "Nona" (com o "Hino à Alegria").
Um dos méritos do programa é justamente o de explicar quais são essas inovações -tratamento dos temas e de suas variações, orquestração com a introdução dos temas pelas cordas graves, e não pelos violinos-, por meio de depoimentos do maestro e seus músicos.
Toda informação é ilustrada por Tilson Thomas ao piano e, em seguida, pela orquestra. O segundo movimento, adagio assai (marcha fúnebre), ganha, e é um exemplo de expressividade e beleza.
O programa é excepcional para quem gosta de Beethoven e não o entende. E também para os que o entendem bastante, mas nunca tiveram acesso a uma síntese tão boa.


KEEPING SCORE
Quando:
hoje, às 16h e às 23h
Onde: no Film & Arts


Texto Anterior: Artes plásticas: Mostra de Carlos Zilio abre galeria no Rio
Próximo Texto: Crítica: "O Céu de Suely" revela Nordeste do novo mundo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.