|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Ator não quis impor suas idéias, afirma diretor
das agências internacionais
O diretor de "Uma Carta de
Amor" é o mexicano Luis Mandoki, um dos poucos latino-americanos a conseguir dirigir um filme de
estúdio em Hollywood.
No longa-metragem, ele foi responsável pela orientação de atores
do porte de Paul Newman, que faz
o pai do construtor de barcos Garrett, vivido por Kevin Costner.
Ele diz que apenas no começo se
intimidou ao dirigir Newman.
"Mas, já que estava contratado,
conversei com ele por telefone e falei que era uma honra para mim tê-lo como coadjuvante. Ele me disse
simplesmente para deixar disso."
"Newman não gosta de nenhum
tratamento preferencial e se relaciona normalmente com todo
mundo. Com Kevin tampouco tive
problemas, mesmo ele sendo produtor do filme e podendo impor
suas idéias. Ele me falou: "Não quero dirigir, só quero atuar"."
Sobre o fato de ser um diretor
hispânico em Hollywood, ele diz
que "dirigir nunca é fácil, e a maior
ameaça que nós, diretores hispânicos, temos é que o inglês não é nossa primeira língua. Mas, por outro
lado, os meios com que se conta
em Hollywood são os melhores,
portanto uma coisa compensa a
outra".
Por "Gaby, uma História Americana", que Mandoki dirigiu em
1987, a atriz argentina Norma
Aleandro ("A História Oficial") foi
indicada ao Oscar e ao Globo de
Ouro de coadjuvante. "Normita é
uma das maiores atrizes de todos
os tempos", afirma Mandoki.
Segundo ele, seu segredo na direção de atores é sua formação. "Tive
formação de teatro no México. Estudei muito Stanislavski. Faço
muito ensaio e me importa muito
conhecer bem cada ator para buscar o melhor caminho para conseguir uma boa interpretação."
"Atuar é um trabalho muito vulnerável, porque os atores têm de
desnudar-se emocionalmente. Eu
trato de criar uma atmosfera de
proteção para eles, de maneira que
não se sintam julgados por seu trabalho", completou o diretor.
Texto Anterior: Cinema - "Uma Carta de Amor": Autor se inspira em sua família Próximo Texto: Engomadinho, puritano e cheio de merchandising Índice
|