São Paulo, domingo, 02 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES DE HOJE

TV PAGA

Bem-vindo ao mundo de Donnie Darko

THIAGO NEY
DA REDAÇÃO

Donnie Darko é um adolescente que uma noite levanta da cama, dormindo, e caminha até um campo, onde recebe a visita de um coelho gigante chamado Frank que anuncia que o mundo acabará em 28 dias. Enquanto isso, a turbina de um avião 747 cai em seu quarto. É mais ou menos assim o mundo de Donnie Darko.
Produção semi-independente de 2001, "Donnie Darko" fez relativo sucesso nas bilheterias européias e norte-americanas, mas seu culto só faz aumentar e aumentar. No Brasil, não se sabe por quê, passou longe dos cinemas. Pode ser encontrado em DVD ou visto hoje no canal pago Cinemax.
Viagem no tempo, relativismo, predestinação, esquizofrenia... O filme tem tudo isso. Não dá para revelar muito de seu roteiro. O que interessa é: Frank, o coelho, vai mexer com a cabeça de Donnie, que enfrentará alguns problemas em sua vida, em casa, na escola e, de quebra, tem de lidar com o destino do planeta.
O filme é ambientado em 1988, daí a ótima trilha sonora com, entre outros, Echo & the Bunnymen ("The Killing Moon") e Tears for Fears ("Head Over Heels" e "Mad World"). De pano de fundo, as eleições norte-americanas, com Bush pai e Michael Dukakis.
"Donnie Darko" é obra do jovem Richard Kelly, que escreveu e dirigiu o filme quando tinha apenas 26 anos. Drew Barrymore e Patrick Swayze estão no elenco. Donnie é interpretado por Jake Gyllenhaal, que está ótimo.
De ritmo esperto e ágil -mas não daqueles irritantemente desenfreados-, "Donnie Darko" é recheado por diálogos como: "Que tipo de nome é Donnie Darko? Parece nome de super-herói", pergunta a namoradinha. "E como você sabe que eu não sou um?" São mais ou menos assim os diálogos de Donnie Darko.


DONNIE DARKO. Quando: hoje, às 22h, no canal Cinemax.

TV ABERTA

"Bem Amada" analisa final da escravidão

A Primeira Filha
Globo, 13h05.
(First Daughter). EUA, 1999. Direção: Armand Mastroianni. Com Mariel Hemingway, Doug Savant. Após salvar o presidente de um atentado, a agente Mariel é punida pelos superiores. Em troca, ganha do presidente a missão de proteger sua filha.

Rambo 2 - A Missão SBT, 13h30.
  (Rambo: First Blood 2). EUA, 1985, 96 min. Direção: George Pan Cosmatos. Com Sylvester Stallone, Richard Crenna. Existe um delírio chauvinista nesta história do militar que volta ao Vietnã para reescrever a história da guerra. Existe, sobretudo, um intolerável (e talvez contagioso) elogio da violência.

Zé do Periquito
Cultura, 16h30.
Brasil, 1960, 98 min. Direção: Ismar Porto/Amácio Mazzaropi. Com Mazzaropi, Geny Prado. Jardineiro de colégio apaixona-se por aluna, daí derivando os problemas que vai encontrar e o humor que, eventualmente, o filme encontra.

Esporte Sangrento
Record, 20h.
(Only the Strong). EUA, 1993, 99 min. Direção: Sheldon Lettich. Com Mark Dacascos, Stacey Travis. Jovem volta aos EUA, após aprender capoeira no Brasil e transmite seus conhecimentos a adolescentes.

Intersection - Uma Escolha, uma Renúncia
Bandeirantes, 20h30.
(Intersection). EUA, 1993, 98 min. Direção: Mark Rydell. Com Richard Gere, Sharon Stone. Gere é um arquiteto bem-sucedido que vive muito bem com a mulher até que se apaixona por jornalista.

Rede de Corrupção
SBT, 22h.
(Exit Wounds). EUA, 2001, 103 min. Direção: Andrzej Bartkowiak. Com Steven Seagal, Isaiah Washington. Detetive anticonvencional é transferido para o pior distrito de Detroit, depois de praticar abuso de autoridade.

Contos Proibidos do Marquês de Sade
Globo, 0h30.
(Quills). EUA/Alemanha, 2000, 123 min. Direção: Philip Kaufman. Com Geoffrey Rush, Kate Winslet. O fim de vida do Marquês de Sade, numa França conturbada e que ele ajuda a tornar mais conturbada ainda. Inédito.

O Homem do Terno Cinzento
Bandeirantes,0h30.
(The Man in the Gray Flannel Suit). EUA, 1956, 152 min. Direção: Nunnally Johnson. Com Gregory Peck, Jennifer Jones. Executivo deve confrontar, em dado momento, seu passado. Longo demais, pesado demais, o filme não serve à reputação de grande roteirista de Johnson, nem serve à de diretor, que nunca foi muito grande. Em todo caso, digno.

Bem Amada
SBT, 1h.
(Beloved). EUA, 1998, 180 min. Direção: Jonathan Demme. Com Oprah Winfrey, Danny Glover. Em 1873, ex-escravo começa a receber em sua casa a visita de uma jovem a quem chama de "bem amada". História que aborda o final da escravatura no Sul dos EUA, mas não só. Inédito.

Amor à Queima-Roupa
Globo, 2h35.
(True Romance). EUA, 1993, 120 min. Direção: Tony Scott. Com Christian Slater, Patricia Arquette. Slater não só se apaixona por garota de programa -seu suposto presente de aniversário-, como o casal acaba envolvido em confusão com um perigoso traficante e é devidamente perseguido. Um tanto de aventura e outro tanto de humor negro.

Terra de Leite e Mel
SBT, 3h.
(Land of Milk and Honey). EUA, 1995. Direção: Joseph Destein. Com Lumi Cavazos, Richard Panebianco. Dois empregados de uma fazenda planejam fugir do local, levando Rachel, a oprimida filha do fazendeiro. Descobrem depois que talvez não tenham tomado a melhor decisão. Telefilme. (IA)

Texto Anterior: Astrologia / Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Dia do Trabalho! Fiquei vendo formiga trabalhar!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.