São Paulo, terça-feira, 02 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

NA REDE

YouTube tem raros filmes de viagem

Site divulga registros de diversos países, incluindo Brasil, feitos por exploradores no início do século 20

FERNANDA EZABELLA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Nem só de novidades vive o YouTube. O site de vídeos mais popular da internet também tem seu baú de raridades, com imagens de cinegrafistas viajantes do começo do século 20, que registraram cidades e culturas dos seis continentes.
The Travel Film Archive (youtube.com/user/travelfilmarchive) tem uma página própria no YouTube, com mais de 300 filmes, feitos entre 1900 e 1970, alguns em cores.
"Por favor, não se esqueçam que as narrações de alguns filmes foram feitas há mais de 75 anos e refletem atitudes coloniais da época, algumas das quais podem ser consideradas ofensivas hoje em dia", avisa o site, cujos vídeos não escapam de algumas gafes, como chamar o Estado da Bahia de cidade.
O Brasil está em cinco vídeos, incluindo um sobre São Paulo em 1943 e outro sobre as Cataratas do Iguaçu nos anos 20. Apenas um é colorido, sobre o Carnaval do Rio de 1955, produzido pela Warner Bros e disponível em tiny.cc/rio.
Em nove minutos, o filme registra os diversos tipos de festa, como a folia de rua, com gente fantasiada e blocos sem corda. À noite, vem a parada de carros alegóricos, um tanto capengas, mas cheios de criatividade, imitando esfinges do Egito e puxados por cavalos. Depois, o vídeo segue para um baile fechado de Carnaval, com homens vestidos de marinheiro e coquetes pulando com suas fantasias chiques. Seja na rua ou no clube, fica claro o elitismo do Carnaval da época: nenhuma mulata aparece.
O vídeo foi feito pelo americano Andre de la Varre (1902-1987), parceiro de longa data do explorador Burton Holmes, um dos pioneiros dos filmes de viagem. Os dois juntos têm quase cem vídeos no site, com registros de Londres (1965), Paris (anos 20), Manila (1938), Jerusalém (1932), Cingapura (1938), Caribe (1955), Java (1933) e norte da África (1936).


Texto Anterior: Site cria recursos para tentar evitar ações judiciais
Próximo Texto: O mouse que ri
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.