São Paulo, segunda-feira, 02 de julho de 2001

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Dupla Trosman Churba colore; Forum romantiza

ERIKA PALOMINO
COLUNISTA DA FOLHA

A marca argentina Trosman Churba abriu os desfiles de ontem na São Paulo Fashion Week, o principal evento da moda brasileira, que termina amanhã depois de mostrar 30 desfiles no prédio da Bienal, no parque Ibirapuera.
As grifes Sommer, Triton e Renato Loureiro também apresentaram ontem suas novas coleções.
Em sua segunda participação no evento, a dupla de estilistas Jessica Trosman e Martin Churba saiu-se melhor, apresentando trabalho de materiais e cores, com mais economia.
A coleção é basicamente monocromática, evoluindo a partir de cinza, branco, preto para estampas e bordados que incluíam rosa, azul e verde no final. Recursos simples como fechos e tachinhas desenhavam peças básicas no início, como regatinhas e bermudas.
Na segunda parte, a estamparia -que é um dos fortes da grife- usou efeito trompe-l'oeil ao ganhar paetês e acompanhando as estrelas do tecido. Os descascados recebem destaque nas camisas de algodão com efeito de vinil.
No sábado à noite desfilaram ainda Forum e Carlota Joaquina, a segunda marca da estilista Gloria Coelho, desenhada por Carla Fincato. A Forum foi a única a usar passarela elevada e apresentou um verão com peças básicas, orientadas para uma imagem retrô de verão, olhando para algumas formas dos anos 60 e 70. A idéia era trazer imagens de divas da cultura do verão carioca.
As modelos usavam chapelões e muitas orquídeas na roupa, evocando uma imagem de romantismo para a estética balneário, tendo ao fundo do cenário imagens antigas do Rio, ao som de "Noite do Prazer", do grupo Brylho.
O jeans teve uma boa participação, na pantalona com túnica amarrada na cintura, com marcas de uso nas dobras das pernas e cotovelos. Nas estampas, a grife apresentou flores ampliadas no cetim, em fundo preto, e um desenho estilizado do calçadão de Ipanema.
A Carlota Joaquina também olhou para os anos 60, inspirando-se na imagem da modelo Twiggy e da Yaioy Kusama, artista plástica japonesa obcecada pela forma das bolinhas. Multicolorida, pop, optical e cheia de peças intercambiáveis, a coleção da marca poderia ter sido uma explosão de juventude, como o tema sugeria, mas a apresentação robótica das meninas tornou o desfile meio arrastado.


Colaboraram Jackson Araujo e Ronald Villardo, free-lance para a Folha

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