São Paulo, Sexta-feira, 02 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

PROCURA-SE UM RAPAZ VIRGEM
SBT, 14h. (Once Bitten). EUA, 1985, 92 min. Direção: Howard Storm. Com Jim Carrey, Lauren Hutton, Cleavon Little. A vampira Hutton precisa desesperadamente do sangue de um rapaz virgem para manter-se viva (ou morta-viva). O único que encontra em Los Angeles é um adolescente louco para transar (Carrey). O interesse do filme vem, essencialmente, da presença do então desconhecido Carrey. Avaliação:   

OS TRAPALHÕES NA SERRA PELADA
Globo, 15h40. Brasil, 1983. Direção: J.B. Tanko. Com Os Trapalhões, Louise Cardoso, Gracindo Jr. Os Trapalhões decidem se tornar garimpeiros. Mas vão para um garimpo dominado por um estrangeiro vilão: malvado e contrabandista de ouro. A representação do estrangeiro como mau é um perigo, sobretudo quando aplicada a fatos recentes. Avaliação:  

A REDE
Bandeirantes, 22h. (The Net). EUA, 1995, 114 min. Direção: Irwin Winkler. Com Sandra Bullock, Jeremy Northam, Diane Baker. Ao acessar inadvertidamente um site da Internet, a analista de sistemas de computação Sandra Bullock se vê envolvida por rede infernal, que troca sua identidade e a deixa na pior. Ela terá de lutar muito para se safar dessa. O filme foi feito num momento em que a Internet era coisa pouco conhecida, portanto aberta a fabulações as mais fabulosas. Mas, à parte uma trama pouco crível, a abúlica Sandra não ajuda. Avaliação:  

INFERNO VERMELHO
SBT, 22h. (Red Heat). EUA, 1998. Direção: Walter Hill. Com Arnold Schwarzenegger, Larry Fishburne e James Belushi. Arnold é um oficial da polícia soviética que é enviado a Chicago para capturar um poderoso traficante de drogas. Pancadaria acima da média. Avaliação:   

VEJA ESTA CANÇÃO
Cultura, 22h30. Brasil, 1994. Direção: Carlos Diegues. Com Débora Bloch, Pedro Cardoso, Fernanda Montenegro, Fernando Torres. Quatro episódios ficcionais, baseados em quatro canções (de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Chico Buarque). Irregular, o filme sobe muito no último episódio, "Samba do Grande Amor". Sua importância maior, porém, consiste em ter aberto caminho para o envolvimento da TV com o cinema, num momento em que os filmes brasileiros praticamente não tinham fonte de financiamento. Avaliação:   

INTERCINE 1
Globo, 0h30. A primeira eleição de hoje se dá entre "Acusação" (1995, de Mick Jackson, com James Woods e Mercedes Ruehl) e "Malcolm X" (1992, de Spike Lee, com Denzel Washington, Angela Basset, Spike Lee).

O HOMEM DO TERNO CINZENTO
Bandeirantes, 2h40. (The Man in the Gray Flannel Suit). EUA, 1956, 152 min. Direção: Nunnally Johnson. Com Gregory Peck, Jennifer Jones, Fredric March, Lee J. Cobb. Executivo nova-iorquino (Peck) deve confrontar, em dado momento, seu passado. Longo demais, pesado demais, o filme não serve à reputação de grande roteirista de Johnson, nem serve à de diretor, que nunca foi muito grande. Em todo caso, digno. Avaliação:   

INTERCINE 2
Globo, 3h55. As propostas são "O Rei da Paquera" (1987, de James Toback, com Molly Ringwald, Robert Downey Jr., Dennis Hopper) e "Estado de Emergência" (1993, de Leslie Linka Glatter, com Joe Mantegna, Lynn Whitfield).

TV PAGA
Uma cidade fria e portuária

da Redação

Na sua carta (aqui comentada na segunda-feira), o leitor Celso Oliveira queixa-se da falta de opções na TV paga, citando como exceção o Canal Brasil.
A exceção vem a propósito, já que hoje "Os Fuzis" (Canal Brasil, 23h), de Ruy Guerra, distingue-se da massa de produções amorfas ou, ainda, repetidas.
Oliveira expõe ainda sua impressão de que "estamos pagando mais caro, e a coisa ficou ainda pior". Ele vive em Rio Grande, RS, "uma cidade portuária e fria", com cinemas fechando (fora os de shopping) e locadoras fracas.
Será um problema só das TVs pagas? Ou é o cinema que perdeu a aura de "arte do século" e contenta-se em ser, sempre que possível, um bom negócio? (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: O apocalipse é uma ilusão
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Vende o Galvão Bueno pra Argentina!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.