São Paulo, segunda-feira, 02 de agosto de 2004

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Telefônica barra ligações a números interativos da TV

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A Telefônica está barrando ligações feitas por telespectadores de aparelhos fixos para números de celular utilizados por emissoras de TV na programação interativa.
A decisão provocou polêmica nas redes, e a Bandeirantes já cogita uma reação jurídica.
O Alô Band e o Portal de Voz do SBT foram lançados há um mês, e permitem que o usuário deixe recado para apresentadores, fale ao vivo no ar, participe de jogos ou de "chats" (bate-papos) com outros espectadores. Na Gazeta, vai ao ar o "Swing com Syang", e o "Happy Lyne", produzidos pela One World Interactive (responsável pela tecnologia do Alô Band).
No início, houve "boom" de participações. O número teve queda expressiva a partir do veto da Telefônica, já que telefones fixos de São Paulo, o principal mercado, não completam a ligação.
Essa prometia ser uma mina de ouro para as TVs, que podem fazer pesquisa com a audiência e agregar conteúdo aos programas às custas do telespectador. O custo é de ligação local para celular na Band e nas atrações da Gazeta. No SBT, de chamada de longa distância para celular mais impostos.
A Band enviou carta à Telefônica e deverá ter uma reunião na operadora nesta semana. A emissora planeja entrar na Justiça se não houver acordo. Acredita que a Telefônica tema a concorrência, já que a maior parte do lucro das ligações vai para as operadoras de celular, empresas criadoras do sistema de interatividade e TVs.
A Telefônica nega. Afirma que o veto segue sentença judicial e determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Em 2003, segundo a companhia, uma sentença da 4º Vara da Justiça Federal proibiu a Telefônica de cobrar por chamadas do 0900 (que ia de sorteios a tele-sexo). A decisão, diz a Telefônica, inclui serviços semelhantes independentemente do número utilizado.
A operadora afirma ter recebido da Anatel um ofício, em março, determinando a não realização dessas conexões. Para o programa "Fama", da Globo, a Telefônica fornece o 0300, em que o telespectador paga para escolher um candidato. Sobre isso, declara que há uma ação judicial específica para o 0300, ainda não concluída.

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Geladas
Não é à toa que o "NãNãNãNã" grudou. Segundo o Controle da Concorrência (que monitora a publicidade na TV), a campanha da Brahma teve 341 exibições desde a estréia, em 18/6. Já a da Schin Praia foi veiculada 178 vezes desde 23/6. Do "NãNãNãNã", foram 39 ações de merchandising contra 24 da Schin.

Fanático
O Multishow coloca hoje em seu site (www.multishow.com.br) um "quiz" (perguntas e respostas) e um fórum de discussões para fãs de "Sex and the City". Antes do último capítulo, em 23 de agosto, o canal exibirá um especial com bastidores do seriado.

@: laura@folhasp.com.br



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