São Paulo, terça-feira, 02 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

E "Alien"criou a mulher

PAULO SANTOS LIMA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O cinema dos anos 60 mostrou uma nova mulher, sobretudo menos freada pelas rédeas masculinas. E também mais crítica em relação ao mundo, o que é o caso da Jeanne Moreau de "A Noite" (Telecine Classic, 12h55), que inclusive põe seu macho na parede. Ou a Jean Seberg que determina o destino do seu amante em "Acossado" (Telecine Classic, 19h30).
Ambas, aqui, ainda eram mulheres às voltas com seus homens. Bem diferentes de uma nova fêmea que nascia no final dos anos 70, na ressaca feminista, em "Alien O Oitavo Passageiro" (Telecine Action, 21h). No caso, é a mamãe alien que se nega a qualquer diálogo e, pragmática, parte para a matança. Há quem veja aqui, a olhos bem duros (e machistas, claro), imagem similar a um atual pragmatismo feminino.

TV ABERTA

Nascido para Ser Campeão
Record, 14h.
(Born Champion). EUA, 1998, 95 min. Direção: Aron Schifman. Com Dan Haggerty, Josh Aubin, Leslie Ryan. Filho perde pai, que era grande piloto de motocross. Honrar a passagem desse homem na Terra será a meta do órfão, que treinará como um cão para ser o novo campeão das pistas enlameadas do cross. Telefilme sem muitos saltos.

Duro de Espiar
Globo, 15h50.
(Spy Hard). EUA, 1996, 80 min. Direção: Rick Friedberg. Com Leslie Nielsen, Charles Durning. O agente WD-40 (Nielsen) tem de enfrentar aqui um general que tem como intento dominar o mundo. Leslie Nielsen sempre consegue levar nas costas as mais tolas comédias.

Steel - O Homem de Aço
SBT, 22h30.
(Steel). EUA, 1997, 97 min. Direção: Kenneth Johnson. Com Shaquille O'Neal, Annabeth Gish, Richard Roundtree. O basqueteiro Shaquille O'Neal erra feio fora do garrafão das quadras. Ele faz o tenente John Irons, que desenha uma armadura capaz de resistir a tudo.

Intercine
Globo, 1h25.
O thriller "Jogos Patrióticos" (1992, de Phillip Noyce, com Harrison Ford, Anne Archer) e o drama "Música do Coração" (1999, de Wes Craven, com Meryl Streep, Aidan Quinn) são a dupla de filmes à mercê da escolha do espectador nesta terça-feira.

Ruas de Fogo
Globo, 3h35.
(Streets of Fire). EUA, 1984, 93 min. Direção: Walter Hill. Com Michael Paré, Diane Lane, Rick Moranis. O intrépido Tom Cody (Paré) invade o território de uma gangue de motociclistas atrás da roqueira que fora sua pequena, tempo atrás. Fetiche na era do vídeo pirata, nos anos 80, é um filme que comprova a boa mão de Hill para o gênero, com direito, neste caso, a motos explodindo e fazendo jus ao título.

Criaturas 2
SBT, 2h40.
(Critters 2). EUA, 1988. Direção: Mick Garris. Com Terrence Mann, Scot Grimes. Canibais alienígenas atacam a cidade onde vive Braddley Brown, o jovem que as combatera no filme inicial da série. Só para São Paulo.

Origem Desconhecida
SBT, 4h20.
(Of Unknown Origin). Canadá/EUA, 1983, 88 min. Direção: George P. Cosmatos. Com Peter Weller, Jennifer Dale. Ratos infestam a residência de Weller, quando mulher e filho saem de férias. Ele leva o duelo a ferro e fogo, como um duelo de espécies. Um horror, literalmente, mas vale dar uma olhada nesta obra que Cosmatos, um dos piores diretores da humanidade, morto há poucos meses e, por que não, cultuado no seu meio. Exibição restrita para São Paulo e arredores. (PAULO SANTOS LIMA E INÁCIO ARAUJO)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Minas Urgente! Karina é o bagulho de queijo!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.